segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Chamada de trabalho / Call for papers: História e Política nas Fronteiras


Dr. Wheriston Silva Neris (UFMA/Bacabal) wheristoneris@yahoo.com.br Me. JesusMarmanillo Pereira (UFMA / Imperatriz) jesusmarmanillo@hotmail.com

Este simpósio temático se propõe como um espaço de debate sobre as relações entre história e política, com especial atenção às pesquisas dedicadas a apreender as modalidades de participação política tanto em suas manifestações mais oficiais, legítimas e formalizadas, quanto aquelas investigações que se autorizam a considerar como políticos os interesses, as atitudes e práticas situadas para além das fronteiras da esfera política especializada. Assim, ao lançar um convite para historiadores, sociólogos, antropólogos, entre outros, o que se deseja é colocar lado a lado pesquisas que versam tanto sobre as instâncias convencionais da política (tais como partidos, eleições, voto, sindicatos), quanto aquelas que se autorizam a explorar a política como um fenômeno que pode afetar qualquer domínio de atividade (sejam elas econômicas, culturais, jurídicas, associativas, religiosas, etc.). Ancorado nas pesquisas que os proponentes vêm conduzindo sobre movimentos sociais, religião e política no Maranhão contemporâneo, com o presente simpósio visamos estimular novas formas de apreensão da política como dependente do social, do cultural e da própria história. Uma das principais vantagens dessa concepção consiste justamente nas possibilidades e desafios que ela oferece para exploração de fenômenos e ações políticas em configurações históricas variadas. A começar pela importância adquirida pelo contexto histórico social e a própria variabilidade de sua influência sobre as formas de politização de atores, atividades e domínios sociais. Outra entrada interessante consiste em tentar apreender os sentidos que indivíduos e grupos concretos atribuem a ações, relações, paixões e identidades coletivas que eles consideram como políticas. Da mesma forma, se interessa investigar como a política faz sentido na vida dos indivíduos, importa também atentar para a forma como as variações conjunturais, organizacionais e pessoais afetam as condições de enunciação e categorização daquilo que é etiquetado como político. O estudo de indivíduos e grupos que contribuem para a politização de determinados temas e problemas sociais constitui outro eixo importante, ao qual pode-se associar tanto a questão tanto das disposições e competências favoráveis ao engajamento político, quanto a problemática das formas organizacionais de apoio ao surgimento de mobilizações, movimentos sociais e formas de tomada de consciência. Além disso, pretende-se constituir um espaço para pesquisadores e estudantes, onde seja possível lançar tanto, uma reflexão sobre os limites e fronteiras da história, quanto compreender novas possibilidades de abordagem e problematização de fontes utilizadas nos estudos sobre as imbricações entre configurações históricas e as modalidades variadas de engajamento e participação política.

Período: 11-13/12/2014.
Local: Campus da Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, Maranhão.


Sobre o  VI Encontro Estadual de História:

 o evento é promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH) – Regional do Maranhão, em parceria com o Colegiado de Ciências Humanas do Campus de Bacabal e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão, e ainda com o Departamento de História e Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Narrativas da Universidade Estadual do Maranhão, se constitui como um dos mais significativos eventos periódicos do Estado, e um dos mais importantes do Norte e Nordeste, no sentido da reflexão de questões vinculadas à História e áreas afins. É um espaço de apresentação e discussão de pesquisas e temas em História e objetiva reunir pesquisadores, professores e estudantes dos diferentes níveis de ensino, a partir de temáticas que possibilitem a troca de informações e experiências do fazer historiográfico e contribuam para um conhecimento mais complexo relativo às diversas questões que perpassam a história do Maranhão, do Brasil e do mundo.
Com a edição deste ano, as Universidades, através de seus Departamentos e Colegiados, e a regional maranhense da Associação Nacional de História, pretendem enfocar duas das discussões mais relevantes do campo: de um lado, aquela referente à própria produção do saber historiográfico, dando-se ênfase às diferentes narrativas por meio do qual esse saber se constitui; de outro lado, enfatizam-se as complexidades da transmissão de hábitos, práticas e protocolos próprios ao ofício do historiador e as diversas formas de atuação desses profissionais: em salas de aula da educação básica, arquivos, bibliotecas, instituições culturais e de memória, organizações sociais, entre outros.
As entidades promotoras têm uma longa trajetória de atuação na área de História, no Estado do Maranhão e no país. A Associação Nacional de História – ANPUH foi fundada em 19 de outubro de 1961, e é a mais importante associação de profissionais de História do Brasil. A Regional maranhense da ANPUH congrega professores e pesquisadores de História das Universidades maranhenses, além de graduados e graduandos, pós-graduados e pós-graduandos em História do Estado.
São objetivos da ANPUH:

1.      O aperfeiçoamento do ensino de História em seus diversos níveis;
2.      O estudo, a pesquisa e a divulgação de assuntos de História;
3.      A defesa das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos históricos;
4.      A defesa do livre exercício das atividades dos profissionais de História;
5.      A representação da comunidade dos profissionais de História perante instâncias administrativas, legislativas, órgãos financiadores e planejadores, entidades científicas ou acadêmicas.

O tema escolhido para o evento deste ano, Ensino, Narrativas e Interdisciplinaridade, insere os historiadores e outros profissionais de áreas próximas na discussão relativa às produções do saber historiográfico e sua relação com a docência, especialmente, com o ensino. O tema é praticamente homônimo do mais novo Programa de Pós-Graduação em História do Maranhão, sediado na Universidade Estadual do Maranhão, o que permitirá um espaço de diálogo permanente com a constituição deste programa, bem como com o Programa de Pós-Graduação em História da UFMA, mais antigo. Além disso, e posto que o evento será sediado no Campus de Bacabal, onde, a exemplo de outros campus da UFMA, como Codó, Pinheiro, São Bernardo, Imperatriz e Grajaú, ocorre a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas (com foco em História, Geografia, Sociologia e Filosofia), decidiu-se enfatizar a questão da interdisciplinaridade para discutir possíveis experiências inter, multi e transdisciplinares desde o saber histórico e a produção historiográfica.
O público do evento é constituído por estudantes e profissionais de História e áreas afins, além de todas as pessoas interessadas na discussão do tema História: Narrativas, Ensino e Interdisciplinaridade. Teremos especial atenção com a divulgação do evento e consequente participação de estudantes que cursam os programas de interiorização das universidades públicas maranhenses, como Proeb, Profbpar e Programa Darcy Ribeiro, nos diversos municípios do interior maranhense. Da mesma forma, estamos divulgando o VI Encontro Estadual junto às comunidades acadêmicas do país, especialmente do Norte e Nordeste, em vista da tradição de participação de pesquisadores e estudantes de outros Estados nas versões anteriores do evento.

Mais informações no site:



quinta-feira, 23 de outubro de 2014

IV Jornada de Ciências Humanas e minicursos sobre Erving Goffman e Métodos Visuais


                      ERVING GOFFMAN: 
Cotidiano, Papeis Sociais e as Instituições totais.







Como explica Gastaldo (2008), a obra do Sociólogo Erving Goffman ainda é pouco trabalhada nas ciências sociais brasileira.  Essa situação está relacionada tanto ao fato da abordagem dele ser julgada como empíricista e descomprometida com o debate político, quanto por ser simplificada sob o rótulo de ser uma microsociologia focada nos papeis e interações sociais, colaborando assim para uma inserção marginal desse autor, interacionista, no âmbito da Sociologia brasileira.
 Contribuindo com essa situação marginal ocorre também o problema da falta de traduções para o português, um exemplo disso é que uma das principais obras que explica seu esquema analítico, o livro “Frame analysis: an essay on the organization of experience” lançado em 1974, foi traduzido para o português, somente em 2012. Vale ressaltar também que alguns autores como David Snow e Robert Benford, autores que tem se detido a utilização de conceitos Goffmanianos aos estudos dos movimentos sociais, também não apresentam traduções para o português, caracterizando um quadro que favorece a marginalização do autor e possibilidades de ampliação do debate sobre a abordagem sobre problemas sociais contemporâneos.
Nesse sentido, o presente minicurso visa elencar os principais aspectos da biografia e da abordagem microssociológica de Erving Goffman, buscando demonstra lá por meio de categorias como: Cotidiano, papeis Sociais, Instituições totais entre outras.  Para tanto, lançamos mão de um conjunto de comentadores, de trechos da obra “Manicômios, prisões e conventos” e de um exemplo de pesquisa de viés Goffmaniano.   Como objetivo, o presente minicurso visa estimular o exercício de problematização sociológica sobre o cotidiano e instituições tais como: universidades, quartéis, prisões etc., atentando para as dinâmicas sociais que constituem as mesmas, processos institucionais, relação com a sociedade, experiência de vida e construções de papeis sociais.  As atividades serão desenvolvidas por meio de exposições dialogadas, debates e exibição de filmes.

Palavras chave: Cotidiano, Papeis Sociais, Instituições.

Número de participantes: mínimo- 5    Máximo - 20

Carga horária: 8h


Referência Bibliográfica




SILVA, Agnaldo José. A construção da Identidade Policial Militar. In: Praça Velho: socialialização, representações e práticas policiais militares. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2012. V. 1000. 124p.

Bibliografia Complementar

De LUCCA, D. . Goffman e as mortes da vida social. Plural (USP), v. 16, p. 189-194, 2009.

Local: CSST- UFMA, na IV  Jornada de Ciências Humanas. 






 Métodos Visuais e estudos do Cotidiano



Embora haja uma histórica marginalização do uso da Imagem na Antropologia e na Sociologia - ao mesmo tempo em que a Fotografia não utiliza efetivamente as contribuições destas - há defesas sérias de que ambos lados estão numa área de fronteira e podem se complementar sem perder sua singularidade, pois trata-se de diferentes meios de apreender uma única realidade (SAMAIN, 1995). Os processos sociais possuem uma teatralidade impregnada no cotidiano, na Sociologia a visualidade desses processos é inevitável. Embora isso não torne, por outro lado, tais processos fotografáveis nem coloque a câmera fotográfica como um meio fiel de reprodução de informações sociológicas e antropológicas sem limitações. Ainda assim tais ciências podem dialogar com a fotografia a partir do momento em que seus limites e possibilidades são clarificados, pois se os métodos visuais não contribuem inteiramente para a observação o fará para a indagação (MARTINS, 2008). Com observações, tanto a microssociologia como a Antropologia Visual podem apropriar-se da imagem como meio, não de se chegar ao real, mas ao menos de contemplar seus quadros interpretativos e as lógicas do cotidiano. A fotografia não congela um momento, não mostra o que efetivamente está lá, mas aponta para uma interpretação da realidade. Ela não é um congelamento, é uma visão, ao mesmo tempo em que o cotidiano é acumulo de aparentes trivialidades, que tecem episódios maiores das relações sociais. O presente minicurso visa, portanto, elencar os principais aspectos da biografia e da abordagem microssociológica de Erving Goffman sobre os estudos da vida cotidiana utilizando análises e métodos visuais. Por outro lado busca problematizar a imagem como fonte de pesquisa, capaz de fornecer elementos para o entendimento das relações da vida cotidiana apontando as especificidades desse método dentro das Ciências Sociais. A metodologia consiste em aula expositiva dialogada, análise de imagens, atividade prática com fotografia e a discussão do documentário “Jean Rouch: subvertendo fronteiras” onde é possível perceber que o cineasta e antropólogo aponta não com sua teoria, mas com sua práxis, a possibilidade de diálogo entre a visualidade e a oralidade. Busca-se, então, a partir do documentário e demais meios, facilitar o entendimento dos conceitos goffmanianos, relacionando-os aos métodos desde os utilizados por Malinowski às novas formulações dos métodos visuais.

Palavras chave: Métodos Visuais - Vida Cotidiana – Erving Goffman –– Microssociologia – Antropologia Visual.

Bibliografia para consulta
MARTINS, José de Souza. A fotografia e a vida cotidiana: ocultações e revelações. In: Sociologia da fotografia e da imagem. São Paulo, Contexto, 2008.
De LUCCA, D. . Goffman e as mortes da vida social. Plural (USP), v. 16, p. 189-194, 2009.
GASTALDO, Édison Gastaldo. Goffman e as relações de poder na vida cotidiana. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2008, vol.23, n.68 [cited 2014-08-23], pp. 149-153
NUNES, João Arriscado. Erving Goffman, a Análise de Quadros e a Sociologia da Vida Quotidiana. Revista crítica de Ciências Sociais, Coimbra : Jun. 1993 p 33-49
SAMAIN. Etienne. “Ver” e “dizer” na tradição etnográfica: Bronislaw Malinowski e a fotografia”. In: Porto Alegre: Horizontes Antropológicos, v.1, n.2, jul./set. Porto Alegre: UFRGS, 1995. p.23-60
GOFFMAN, Erving. La Ritualización de la feminidad. In: GOFFMAN, Ken (Org.). Los Momentos y sus Hombres. Barcelona: Península, 1991. p. 135-168


Local: CSST- UFMA, na IV  Jornada de Ciências Humanas. 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Ciências Humanas e Educação básica no Maranhão: o desafio das novas licenciaturas.

       Ciências Humanas e Educação básica no Maranhão: o desafio das novas licenciaturas é o tema da IV Jornada Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Humanas que será realizado, entre 24 e 26 de novembro no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST) da Universidade Federal do Maranhão, na cidade de Imperatriz.

         É importante ressaltar que esse evento vem ocorrendo  desde 2011, e que servirá também  como momento de reflexão  sobre  o próprio percurso do curso de Licenciatura em Ciências Humanas: seus avanços, limites, perspectivas profissionais, campos de atuação e formação acadêmica dos graduandos das novas licenciaturas.   Além de mesas redondas também serão oferecidos minicursos, oficinas e grupos de trabalho vinculados a temas de educação, pesquisa, sociologia, meio ambiente etc.. 

Mais informações no site: 


domingo, 12 de outubro de 2014