segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Chamada de trabalho / Call for papers: História e Política nas Fronteiras


Dr. Wheriston Silva Neris (UFMA/Bacabal) wheristoneris@yahoo.com.br Me. JesusMarmanillo Pereira (UFMA / Imperatriz) jesusmarmanillo@hotmail.com

Este simpósio temático se propõe como um espaço de debate sobre as relações entre história e política, com especial atenção às pesquisas dedicadas a apreender as modalidades de participação política tanto em suas manifestações mais oficiais, legítimas e formalizadas, quanto aquelas investigações que se autorizam a considerar como políticos os interesses, as atitudes e práticas situadas para além das fronteiras da esfera política especializada. Assim, ao lançar um convite para historiadores, sociólogos, antropólogos, entre outros, o que se deseja é colocar lado a lado pesquisas que versam tanto sobre as instâncias convencionais da política (tais como partidos, eleições, voto, sindicatos), quanto aquelas que se autorizam a explorar a política como um fenômeno que pode afetar qualquer domínio de atividade (sejam elas econômicas, culturais, jurídicas, associativas, religiosas, etc.). Ancorado nas pesquisas que os proponentes vêm conduzindo sobre movimentos sociais, religião e política no Maranhão contemporâneo, com o presente simpósio visamos estimular novas formas de apreensão da política como dependente do social, do cultural e da própria história. Uma das principais vantagens dessa concepção consiste justamente nas possibilidades e desafios que ela oferece para exploração de fenômenos e ações políticas em configurações históricas variadas. A começar pela importância adquirida pelo contexto histórico social e a própria variabilidade de sua influência sobre as formas de politização de atores, atividades e domínios sociais. Outra entrada interessante consiste em tentar apreender os sentidos que indivíduos e grupos concretos atribuem a ações, relações, paixões e identidades coletivas que eles consideram como políticas. Da mesma forma, se interessa investigar como a política faz sentido na vida dos indivíduos, importa também atentar para a forma como as variações conjunturais, organizacionais e pessoais afetam as condições de enunciação e categorização daquilo que é etiquetado como político. O estudo de indivíduos e grupos que contribuem para a politização de determinados temas e problemas sociais constitui outro eixo importante, ao qual pode-se associar tanto a questão tanto das disposições e competências favoráveis ao engajamento político, quanto a problemática das formas organizacionais de apoio ao surgimento de mobilizações, movimentos sociais e formas de tomada de consciência. Além disso, pretende-se constituir um espaço para pesquisadores e estudantes, onde seja possível lançar tanto, uma reflexão sobre os limites e fronteiras da história, quanto compreender novas possibilidades de abordagem e problematização de fontes utilizadas nos estudos sobre as imbricações entre configurações históricas e as modalidades variadas de engajamento e participação política.

Período: 11-13/12/2014.
Local: Campus da Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, Maranhão.


Sobre o  VI Encontro Estadual de História:

 o evento é promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH) – Regional do Maranhão, em parceria com o Colegiado de Ciências Humanas do Campus de Bacabal e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão, e ainda com o Departamento de História e Geografia e o Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Narrativas da Universidade Estadual do Maranhão, se constitui como um dos mais significativos eventos periódicos do Estado, e um dos mais importantes do Norte e Nordeste, no sentido da reflexão de questões vinculadas à História e áreas afins. É um espaço de apresentação e discussão de pesquisas e temas em História e objetiva reunir pesquisadores, professores e estudantes dos diferentes níveis de ensino, a partir de temáticas que possibilitem a troca de informações e experiências do fazer historiográfico e contribuam para um conhecimento mais complexo relativo às diversas questões que perpassam a história do Maranhão, do Brasil e do mundo.
Com a edição deste ano, as Universidades, através de seus Departamentos e Colegiados, e a regional maranhense da Associação Nacional de História, pretendem enfocar duas das discussões mais relevantes do campo: de um lado, aquela referente à própria produção do saber historiográfico, dando-se ênfase às diferentes narrativas por meio do qual esse saber se constitui; de outro lado, enfatizam-se as complexidades da transmissão de hábitos, práticas e protocolos próprios ao ofício do historiador e as diversas formas de atuação desses profissionais: em salas de aula da educação básica, arquivos, bibliotecas, instituições culturais e de memória, organizações sociais, entre outros.
As entidades promotoras têm uma longa trajetória de atuação na área de História, no Estado do Maranhão e no país. A Associação Nacional de História – ANPUH foi fundada em 19 de outubro de 1961, e é a mais importante associação de profissionais de História do Brasil. A Regional maranhense da ANPUH congrega professores e pesquisadores de História das Universidades maranhenses, além de graduados e graduandos, pós-graduados e pós-graduandos em História do Estado.
São objetivos da ANPUH:

1.      O aperfeiçoamento do ensino de História em seus diversos níveis;
2.      O estudo, a pesquisa e a divulgação de assuntos de História;
3.      A defesa das fontes e manifestações culturais de interesse dos estudos históricos;
4.      A defesa do livre exercício das atividades dos profissionais de História;
5.      A representação da comunidade dos profissionais de História perante instâncias administrativas, legislativas, órgãos financiadores e planejadores, entidades científicas ou acadêmicas.

O tema escolhido para o evento deste ano, Ensino, Narrativas e Interdisciplinaridade, insere os historiadores e outros profissionais de áreas próximas na discussão relativa às produções do saber historiográfico e sua relação com a docência, especialmente, com o ensino. O tema é praticamente homônimo do mais novo Programa de Pós-Graduação em História do Maranhão, sediado na Universidade Estadual do Maranhão, o que permitirá um espaço de diálogo permanente com a constituição deste programa, bem como com o Programa de Pós-Graduação em História da UFMA, mais antigo. Além disso, e posto que o evento será sediado no Campus de Bacabal, onde, a exemplo de outros campus da UFMA, como Codó, Pinheiro, São Bernardo, Imperatriz e Grajaú, ocorre a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas (com foco em História, Geografia, Sociologia e Filosofia), decidiu-se enfatizar a questão da interdisciplinaridade para discutir possíveis experiências inter, multi e transdisciplinares desde o saber histórico e a produção historiográfica.
O público do evento é constituído por estudantes e profissionais de História e áreas afins, além de todas as pessoas interessadas na discussão do tema História: Narrativas, Ensino e Interdisciplinaridade. Teremos especial atenção com a divulgação do evento e consequente participação de estudantes que cursam os programas de interiorização das universidades públicas maranhenses, como Proeb, Profbpar e Programa Darcy Ribeiro, nos diversos municípios do interior maranhense. Da mesma forma, estamos divulgando o VI Encontro Estadual junto às comunidades acadêmicas do país, especialmente do Norte e Nordeste, em vista da tradição de participação de pesquisadores e estudantes de outros Estados nas versões anteriores do evento.

Mais informações no site:



Nenhum comentário: