terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Missão

Ficha Técnica

A MISSÃO
(The Mission)

País/Ano de produção: Inglaterra, 1986
Duração/Gênero: 125 min., drama
Disponível em vídeo e DVD

Direção de Rolland Joffé
Roteiro de Robert Bolt

Elenco: Robert De Niro, Jeremy Irons, Liam Neeson, Aidan Quinn


Comentário:

Em termos artísticos, basta ressaltar que esse clássico do cinema foi vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1986 (Melhor Filme).

Esse filme aborda o contexto de 1750 na área da Fóz do Iguaçú, localizada entre a fronteira do Brasil, Argentina e Uruguai. Em termos sócio-historico, essa região foi uma verdadeira arena de disputa, onde instituições católica e mercantis e políticas entraram em confronto em pela hegemonia sobre os índios da região.

Em termos de definição territorial, esse período foi caracterizado por uma disputa entre Portugal e Espanha pelos territórios vizinhos às margens do rio prata. Tais disputas envolveram tanto as áreas da colônia do santíssimo sacramento, quanto das sete missões e foram resolvidas por meio de tratados como os: tratado provisional de Lisboa (1681) e tratado de Madri (1750)

Internamente, tem-se o confronto de intenções, entre os missionários da igreja católica e o déspota esclarecido Marques de Pombal, sobre o destino daquela região. Parafraseando Sergio Buarque de Holanda, pode dizer que o filme demonstra como o homem europeu, na colônia, estava preso entre a igreja medieval e o mercantilismo moderno, ou seja, entre a cruz e a moeda.

Ruinas da missão de São Miguel


A trama do filme se desenrola quando os bandeirantes entraram em contato com às sete missões jesuíticas- que eram comunidades construídas por esses mesmos com a ajuda de índios catequizados - iniciou-se um processo de violência e debate em torno da humanidade ou não dos índios e permanência ou não das missões.


Imagens do Filme






Possibilidades de Abordagem em sala de Aula


Sociologicamente :
  • Instituições Sociais (analisar símbolos, funções, valores e disputas que estão em jogo)

  • Relação Sociedade e Individuo (analisar dramas pessoais dos principais personagens em relação às instituições a que pertencem)

Historicamente :

  • Contextualização do período pombalino e enumeração das principais características do mesmo

Geograficamente:

  • Analisar limites territoriais,a geopolitica da época e a própria idéia de Brasil que é transmitida no filme


Mais informações

Garcia, Elisa Frühauf. A "conquista" dos Sete Povos das Missões: de "ato heróico" dos luso-brasileiros a campanha negociada com os índios.

Sites :
http://www.domaracional.com.br/Pia7Povos.htm
http://api.ning.com/files /6W7wZGhs6qaWRcwXME6UB6vxUvToJ5HF7sc19WKXjRXZUdNK5DRaCfuWQPW3UMSdc*Llqn8rXordV3*DVxeHbgkgn*fHJdnp/MAPAHISTRICOBRASILPOVOSDASMISSES.gif)

Download do Filme

Link 2 para download

Nenhum comentário: