terça-feira, 5 de junho de 2012

Fundamentos do Ensino de História e Geografia.

Universidade Estadual do Maranhão, Centro de Estudos Superiores de Caxias.
4º Periodo de Pedagogia


Cronograma da III unidade  

1º aula 12/06/2012 (expositiva)
Apresentar cronograma
Apresentar o PCN de História e Geografia e expor alguns fundamentos teóricos e epistemológicos que norteiam o ensino de História e Geografia.
Pressuposto sociológico da educação.

Aprender a Ensinar História no ensino fundamental.  (P.35-41)
Conteúdos de História: critérios de seleção e organização (p.42-45)

3º aula 19/06/2012 (Seminário de alunos)
Primeiro Ciclo  de História  (p.49- 59)
4º aula 21/062012 (Seminário de alunos)
Segundo Ciclo de História  (p.61-73)

5º aula 26/06/2012 (exposição dialogada)
Carta de Paulo Freire aos Professores  ( professor)
Orientações Didáticas (p.75-95)   Alunos
6º aula 28/06/2012 (exposição de alunos)
Expor fontes fotografias e problematizar seus usos enquanto recursos didáticos.
Explicar uso de hemerotecas enquanto recurso didático e forma auto reconhecimento
Caracterizar museus e fontes locais enquanto recurso didático e forma de auto reconhecimento.

 Conteúdo – Geografia
7º aula 03/07/2012(expositiva)
Aprender a Ensinar Geografia no ensino fundamental.  (P.113-119)
Objetivos gerais de Geografia para o ensino fundamental e critérios de seleção e organização de conteúdo. (P.121-124)
8º aula 5/07/2012 (Seminário)
Primeiro Ciclo de Geografia (p.127 -137)
9º aula 10/07/2012 (Seminário)
Segundo Ciclo de Geografia (p.139- 151)
10º aula 12/07/2012
Orientações Didáticas (p.153 -155)
(Leitura de paisagens, descrição e observação, explicação e interação)
Apresentação e explicação de recursos didáticos que favoreçam a interpretação de paisagens.
11º aula 17/07/2012   (2º chamada)
12º aula 19/07/2012  (recuperação)
 13º aula 24/07/2012   (Notas finais)

Bibliografia  básica
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos professores. Estud. av. [online]. 2001, vol.15, n.42, pp. 259-268. ISSN 0103-4014.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142001000200013.
Disponível em:
Parâmetros curriculares nacionais : história, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 166p.

Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf

Nenhum comentário: