4º Periodo de Pedagogia
Cronograma da III unidade
1º aula 12/06/2012
(expositiva)
Apresentar cronograma
Apresentar o PCN de História e Geografia e expor alguns
fundamentos teóricos e epistemológicos que norteiam o ensino de História e
Geografia.
Pressuposto sociológico da educação.
Aprender a Ensinar História no ensino fundamental. (P.35-41)
Conteúdos de História: critérios de seleção e organização
(p.42-45)
3º aula 19/06/2012 (Seminário
de alunos)
Primeiro Ciclo de
História (p.49- 59)
4º aula 21/062012 (Seminário
de alunos)
Segundo Ciclo de História
(p.61-73)
5º aula 26/06/2012
(exposição dialogada)
Carta de Paulo Freire aos Professores ( professor)
Orientações Didáticas (p.75-95) Alunos
6º aula 28/06/2012
(exposição de alunos)
Expor fontes fotografias e problematizar seus usos enquanto
recursos didáticos.
Explicar uso de hemerotecas enquanto recurso didático e
forma auto reconhecimento
Caracterizar museus e fontes locais enquanto recurso
didático e forma de auto reconhecimento.
Conteúdo – Geografia
7º aula 03/07/2012(expositiva)
Aprender a Ensinar Geografia no ensino fundamental. (P.113-119)
Objetivos gerais de Geografia para o ensino fundamental e
critérios de seleção e organização de conteúdo. (P.121-124)
8º aula 5/07/2012 (Seminário)
Primeiro Ciclo de Geografia (p.127 -137)
9º aula 10/07/2012 (Seminário)
Segundo Ciclo de Geografia (p.139- 151)
10º aula 12/07/2012
Orientações Didáticas (p.153 -155)
(Leitura de paisagens, descrição e observação, explicação e
interação)
Apresentação e explicação de recursos didáticos que
favoreçam a interpretação de paisagens.
11º aula 17/07/2012 (2º chamada)
12º aula 19/07/2012 (recuperação)
13º aula 24/07/2012 (Notas finais)
Bibliografia básica
FREIRE, Paulo. Carta de Paulo Freire aos
professores. Estud. av. [online]. 2001, vol.15, n.42, pp. 259-268. ISSN 0103-4014. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142001000200013.
Disponível em:
Parâmetros
curriculares nacionais : história, geografia/ Secretaria de Educação
Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 166p.
Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário