Ele é capaz de fazer análises descritivas, testes T, regressão linear e testes não paramétricos. Sua base foi desenhada para realizar estas análises o mais rápido possível, independente do número de entradas. Além disso, ele é um substituto gratuito para o SPSS e se assemelha muito a este, com algumas poucas exceções.
A mais importante destas é que não existem prazos de validade. Sua copia do PSPP não vai expirar ou deliberadamente parar de funcionar. Também não existe nenhum limite artificial do número de dados ou variáveis nos quais você pode trabalhar. Não existem pacotes adicionais para se comprar a fim de se obter funções avançadas; todas as funcionalidades existentes já estão incluídas.
Entre suas principais características podemos citar:
- Suporta mais de 1 bilhão de casos.
- Suporta mais de 1 bilhão de variáveis.
- Arquivos de sintaxe e dados compatíveis com o SPSS.
- Possibilidade de se utilizar um console ou uma janela gráfica.
- Capacidade de produzir saídas em texto, postscript ou html.
- Inter operação com Gnumeric, OpenOffice.Org e outros softwares livres.
- Fácil importação de dados de tabelas, arquivos de texto e banco de dados.
- Procedimentos estatísticos rápidos, mesmo com dados muito grandes.
- Sem pagamento de licenças.
- Sem prazo de validade.
- Sem licenças anti-éticas.
- Manual do usuário totalmente indexado.
- Software Livre; licenciado sobre GPLv3 ou posterior.
- Multiplataforma; Funciona em vários computadores e sistemas operacionais.
Existem boas razões para que, entre as opções disponíveis, nossa escolha recaia sobre um programa como o PSPP. Em primeiro lugar, ele é um programa extremamente confiável não só pela qualidade dos resultados que produz, mas também por sua estabilidade em qualquer ambiente.
Em segundo lugar, ao contrário de muitos dos seus concorrentes, o PSPP é um programa livre, o que significa que você não precisa pagar nada para utilizá-lo, e pode distribuir quantas cópias quiser sem que isso se torne um problema legal.
Uma grande vantagem é também a sua semelhança com o SPSS, inclusive no que diz respeito à compatibilidade entre seus arquivos e sintaxes. Desta forma, se você já é familiarizado com o SPSS, se sentirá bem a vontade trabalhando com o PSPP. Se você aprender a utilizar o PSPP, também se tornará apto a trabalhar com o SPSS.
Outra vantagem muito importante é a confiabilidade das análises realizadas. Por ser um software de código aberto, qualquer pessoa poderá ver exatamente como determinada análise é feita, o que reduz as chances de algoritmos problemáticos ou incompletos. No caso de um software fechado, não há garantias de como ele funcione, e nem da sua confiabilidade.Fonte: http://pspp.michelboaventura.com/o-pspp/
Para download do soft, clique na imagem abaixo
Um comentário:
Muchas gracias por la información, Amarillo bonito :) muy útil!!!
Postar um comentário