terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Biblioteca Pública Benedito Leite, interditada desde novembro de 2009.

Reportagem da Revista Historia da Biblioteca Nacional S/D




  • Algumas imagens históricas



Manchete de Jornal de 1979




Manchete de Jornal de 2009
Foto: G. FERREIRA



Manchete de Jornal de 2011
Foto: G. FERREIRA




  • Trechos de reportagens

"Prejuízo para estudantes – Segundo os usuários a reforma é necessária, mas medidas como mudar o acervo de lugar para a não-interrupção das pesquisas seriam uma solução paliativa para o problema. O universitário Márcio Diniz disse que está no último período do curso Letras e por isso existe a necessidade diária de leitura e pesquisa. “O acervo da minha biblioteca é muito bom, mas nada se compara ao da Benedito Leite que traz consigo raridades. O que mais me preocupa é que além de universitários como eu que estão em faze de conclusão de curso, tem ainda os estudantes do Enem, de vestibulares e de outros concursos. A reforma que deveria ter sido feita no início do ano tinha previsão de oito meses, por conta da demora e do agravamento dos problemas temo que esta demore um ano para terminar”, lamentou." (Reportagem de Jully Camilo. Jornal Pequeno online, 06/08/2009)

"A falta de uma data certa para a reabertura da biblioteca irrita e entristece os usuários. A universitária Ângela Nogueira, de 23 anos, disse que nunca viu 'tanto descaso' num único lugar. Ela não crê que as obras terminem em breve: 'Não sou nenhuma especialista no assunto, mas está visível que esta obra está longe de terminar. Infelizmente a nossa biblioteca é apenas mais dos nossos patrimônios que continuam abandonados pelo poder público', disse Ângela." (Reportagem de Jully Camilo. Jornal Pequeno online, 27/11/2011)


"A Sinfra informou, por meio de sua assessoria de Comunicação, que a previsão de conclusão das obras é janeiro de 2012." (Reportagem de Jully Camilo. Jornal Pequeno online, 06/08/2009)

"Dos mais de 120 mil títulos que compõem o acervo da biblioteca, apenas 40 mil – menos da metade – estão disponíveis para pesquisa na sede provisória, situada na Rua do Egito, nº 218, Centro de São Luís." (Reportagem de Jully Camilo. Jornal Pequeno online, 27/11/2011)




Fontes:
http://www.jornalpequeno.com.br/2011/11/27/interdicao-da-biblioteca-benedito-leite-ja-dura-mais-de-dois-anos-178356.htm

http://www.jornalpequeno.com.br/2009/8/8/Pagina118335.htm

http://bibliotecariaescandalosa.blogspot.com/2010/10/reportagem-sobre-biblioteca-benedito.html








Nenhum comentário: