sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Exercicíos de Sociologia

PAES 2011

Questões dos PAES 2011 da UEMA


PAES 2008
1) questão

Cerca de 5.000 anos depois de alcançar a Europa o Homo sapiens [...] protagonizou uma revolução criativa e desenvolveu conceitos de família, religião e convivência social. Mais uma vez a humanidade sofreu com os rigores do clima e com a escassez de comida, mas a adaptação às dificuldades resultou num salto à frente. O europeu primitivo, também chamado de homem de Cro-Magnon, passou a enterrar seus mortos com rituais e com objetos que usavam em vida. Pela primeira vez essas sociedades sentiram a necessidade de estabelecer regras – era preciso definir quem pertencia à família e com quem se compartilhavam os alimentos, quais objetos eram de uso coletivo e quais eram privados.

VIEIRA, Vanessa; LIMA, Roberta de Abreu. Como nossa espécie quase desapareceu. In: Veja, ed. 2059, São Paulo: Abril Cultural, ano 41, nº18, 7 de maio, 2008, p.151.

A partir dessa informação, pode-se definir instituições sociais como sendo um

a) conjunto de pessoas ligadas entre si por vínculos permanentes, é uma entidade abstrata.

b) agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estímulos; é espontâneo, amorfo e o contato social variado.

c) conjunto de regras e procedimentos reconhecido e sancionado pela sociedade.

d) conjunto ordenado de partes encadeadas que formam um todo; é o aspecto estático da organização social.

e) conjunto de comportamentos típicos de um grupo social que reproduz um estilo de vida próprio de cada sociedade.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
2) questão

-->
resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc.
MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. Coleção Primeiros Passos.

Do texto, depreende-se que

a) a Sociologia surge para resolver os problemas advindos com as grandes revoluções ocorridas no século XVIII e manter o status quo da classe dominante.

b) os temas tratados pela Sociologia voltam-se para a solução de conflitos de classe e visam à transformação do status quo da classe dominante no capitalismo.

c) a sociedade industrial coloca questões como a organização do trabalho, as inovações tecnológicas e o conflito de classes, objetos de estudo da Sociologia funcionalista.

d) o pensamento sociológico volta-se, de maneira divergente, para a análise do social como problema fruto da situação vivida no contexto do século XVIII.

e) as conseqüências sociais decorrentes das grandes revoluções ocorridas no século XVIII no mundo europeu são analisadas unilateralmente pela Sociologia.
________________________________________________

PASES 2010
1) questão
A violência é uma das principais questões da sociedade moderna, [....] Elas estão na discriminação racial, nas diferenças entre as classes sociais, na fragmentação do trabalhador, nos preconceitos políticos, na separação dos sexos, e assim por diante [...]
MARQUES, Edmilson. A base da violência. In: Sociologia Especial. São Paulo: Escala, 2009. p. 21.
Com base na citação acima, identifique em qual das opções estão presentes as características de fato social como objeto de estudo da Sociologia, segundo Émile Durkheim.

a) Exterioridade, coercitividade, objetividade e generalidade.

b) Coercitividade, solidariedade, conflito e objetividade.

c) Objetividade, individualidade, generalidade e exterioridade.

d) Generalidade, conflito, individualidade e coercitividade.

e) Exterioridade, solidariedade, objetividade e generalidade.

2) questão
A institucionalização do vestibular como forma de acesso ao ensino superior público é configurada como uma prática democrática balizada no mérito. De acordo com essa afirmação, o vestibular é um processo social do tipo:

a) Assimilação

b) Conflito

c) Competição

d) Adaptação

e) Acomodação


Link => (gabarito das questões)

_______________________________________________________

Simulado de Sociologia


Teste seus conhecimentos através desse simulado online de Sociologia. o resultado sai na hora.

clique no link -> Simulado de Sociologia


___________________________________________________________
PROVAS BIMESTRAIS


Colégio Liceu Maranhense
Disciplina: Sociologia
Professor: 2010
Aluno Data / /


Avaliação 3° ano

1 (UEM-Ver-2009) No que se refere às instituições sociais, assinale o que for correto.

01) A linguagem é uma instituição fundamental da sociedade, expressando e estabelecendo símbolos compartilhados.

02) A grande maioria das sociedades não possui regras que regulamentam as relações sexuais e a procriação de filhos; no entanto, onde elas existem, são praticamente as mesmas.

04) Para a maioria dos indivíduos, a família aparece como a primeira instituição social, já que, para eles, ela é considerada o fundamento básico das sociedades.

08) As instituições sociais podem ser consideradas formas sancionadas de papéis, padrões e relações, cujo objetivo é satisfazer necessidades sociais básicas.

16) O Estado supervisiona apenas os aspectos exteriores da vida social; portanto, não pode ser definido como uma instituição social.

EXPLICAÇÃO:

Embora satisfaça necessidades e ocorra através das relações sociais, a linguagem representa muito mais os códigos de uma instituição do que propriamente uma instituição autônoma. Isto porque não é possível aferir à linguagem valores e comportamentos da mesma forma que ocorrem em outras instituições, como por exemplo, a solidariedade na instituição familiar, a compaixão na instituição religiosa, o empreendedorismo nas instituições econômicas. Com essa interpretação eliminamos a alternativa 01.

A alternativa 02 além de ser generalizante é bastante imprecisa.

Apesar de afirmar corretamente que a família é uma primeira instituição social, a alternativa 04 peca por basear-se apenas na opinião da maioria dos indivíduos.

A alternativa 08 é a que melhor apresenta uma definição de instituição social
A alternativa 16 é equivocada por, além retirar do Estado a definição de instituição social ainda o descaracteriza quanto as suas funções


2 (CESPE-UNB,2009 ) Assinale a opção correta a respeito de instituição social.

A É um sistema complexo e organizado de relações sociais relativamente permanentes, que incorpora valores e procedimentos comuns e atende a certas necessidades básicas da sociedade. Nas instituições sociais, as atividades não são rotineiras e previsíveis e as relações entre os membros tendem a uma não padronização.

B O poder coercitivo de uma instituição está no fato de que a sua existência depende da vontade dos indivíduos: basta esquecer suas regras ou tentar mudá-las para perceber a sua força.

C A institucionalização é o processo pelo qual certas atividades adquirem padrões e rotinas, e são esperadas e aprovadas para atingir objetivos considerados importantes. Um papel é dito institucionalizado quando foi padronizado, aprovado e esperado.


D As instituições não tendem a regulamentar e a controlar o comportamento dos indivíduos. Como elas incorporam as expectativas aceitas pela sociedade, qualquer desvio dessas expectativas pode sofrer punição ou exposição a constrangimentos.

EXPLICAÇÃO:

A primeira alternativa é errada por afirmar que não há rotinas nem padronizações. Dessa forma vai contra a própria definição de instituição social.

A segunda alternativa é equivocada por negar o caráter coletivo de uma instituição. O poder de coerção institucional não é oriundo nem depende da vontade individual

A alternativa C é a que melhor apresenta as características que definem uma instituição.

A alternativa D também vai contra a idéia de padrões individuais a serem seguidos.

3 (UEMA,2010) Problemas sociais como desagregação familiar, desemprego, analfabetismo e conflitos religiosos, vividos pelos homens no atual contexto, levam À Sociologia não somente a estudá-los, mas, sobretudo, dar respostas aos mesmos. Esses problemas que levam ao estudo da família, economia, educação e religião inserem se no conceito de:

a) Papéis e status sociais
b) Instituições Sociais
c) Sociedade de massa
d) Processo de comunicação
e) Assimilação

EXPLICAÇÃO:

Além da família, Igreja, empresas e escola serem instituições relacionadas aos problemas citados na questão, A instituição também comporta papeis e Status, logo a letra B é a que mais se encaixa como resposta correta.

Fonte: http://www.malvados.com.br/ Com na charge, responda as questões 4 e 5.

4 Marque V ou F
(F) Nos referidos escândalos os papeis correspondem aos status dos envolvidos
(V) A situação evidência a existência de interdependência entre instituições.
(V) A charge demonstra a existência de papeis e contra-papeis de forma relacional
(V) é uma situação em que existem pelos menos três tipos de valores em jogo
(F) o presidente de maricá representa a coesão das idéias dos três personagens


EXPLICAÇÃO:

O escândalo religioso ocorreu justamente por conta do presidente, em Maricá não corresponder à o seu papel religioso.

Todas as ações dos personagens da tirinha são motivadas em relação à pessoas de outras instituições, o que demonstra interdependência . (família- Igreja, Estado)

A ação de varrer a sujeira, feita do padre Fernandez, ocorre em relação a sociedade ou estado. Dessa forma a posição social dele exige determinado comportamento em relação aos outros, para que ele se legitime enquanto padre.

Tomando como referência as ações dos padres, têm-se pessoas que representam instituições familiares e outras instituições vinculadas à opinião pública. Se considerarmos apenas as instituições família, Igreja e Estado, teríamos no mínimo 3 tipos de valores diferentes envolvidos na situação de escândalo.

O presidente de maricá, ao não cumprir o papel relacionado a uma posição social construída por meio de uma instituição religiosa, vai contra os valores compartilhados entre os outros membros, inclusive dos três personagens.


5 o desenho indica a inexistência de algumas características institucionais. Marque a opção que as contem.
A. Fé, traços simbólicos e privados
B. Conteúdo permanente, traços simbólicos e culturais
C. Finalidade, coesão, valores e estrutura unificada
D. Satisfação de necessidades, higiene e limpeza
E. Relações sociais, padrões e traços culturais

EXPLICAÇÃO:

A imagem da cruz indica a existência de um traço simbólico, dessa forma já é possível eliminar as alternativas A e B. Como “higiene e limpeza” não são características de definição institucional a letra D também pode ser eliminada. Tanto o símbolo da cruz quanto toda a estrutura física (biblioteca e privada) significam traços culturais simbólicos utilitários, assim eliminamos também a letra E.

A letra C pode ser justificada por uma serie de fatos seqüenciados, como o papel do padre junto aos garotos de programa não corresponder com a finalidade da instituição, a percepção negativa dessas atitudes enquanto “sujeira” sinaliza uma falta de coesão, principalmente por conta de valores que não foram respeitados. Todos esses pontos nos passam a idéia de que não há uma unidade em funcionamento.


6) Cite a diferença entre instituição e grupos sociais. ( Questão Bônus)

EXPLICAÇÃO:

A questão é que determinados grupos são constituídos de papeis definidos institucionalmente, como por exemplo, um grupo primário familiar, uma igreja, uma fabrica que seguem valores, padrões e possuem papeis definidos por instituições familiares, religiosas e econômicas. Dessa forma a diferença principal seria quanto a abrangência de cada um, já que uma instituição pode comportar vários grupos e alguns grupos podem ser representados por determinadas instituições. Por exemplo um grupo de catecismo pode ser representado por uma instituição religiosa, um grupo profissional pode ser representado por uma instituição econômica.









______________________________________________________________



-->
Colégio Liceu Maranhense
Disciplina: Sociologia
Professor: 2010
Aluno Data / /
Avaliação 2° ano
Com base no trecho responda as questões 1, 2 e 3 (2,5 cada )
Em 1960 já morava na capital, no bairro da Liberdade onde trabalhou com carpintaria e participou do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Luís – local onde habilidades, códigos e competências importantes, por conta dos debates, reuniões, reivindicações negociações e serviços básicos prestados pelo sindicato. No inicio da década de 1980 alfabetizou-se na União de Moradores da Liberdade, através do Mobral, e na mesma década fez o 2° grau em contabilidade no Sindicato dos Comerciários João Guilherme de Abreu em São Luís. Na política partidária, esse agente iniciou-se, modestamente, no MDB para dar apoio ao candidato local Aldenor Salgado, na década de 1980...
(Pereira et Tavares ,Porta-vozes da luta por moradia e a afirmação de uma causa legítima no Maranhão na década de 1980. Comunicação apresentada na 27° RBA)
1 utilizando o conceito de Status social é possível afirmar que o entrevistado possui:
a) Dois status
b) Sete status
c) Dez status
d) Nove status
e) Cinco status
1 Morador da Liberdade, 2 Carpinteiro Sindicalizado, 3 aluno, 4 contador e 5 político

2 Utilizando os tipos a classificação dos tipos de Status, é possível perceber na trajetória do entrevistado, a existência de status do tipo:
A. Adquirido, social, legal, atribuído, principal
B. Social, atribuído, adquirido, legal
C. Interiorano, ludovicense, adquirido, politico
D. Social, atribuído, adquirido, principal
E. Trabalhador, estudioso, politizado
EXPLICAÇÃO:
A alternativa B é a única que contêm os 4 tipos de status. O status principal não pode ser definido por conta de não termos a informação da relação que se deseja analisar. Status Trabalhador, Interiorano .... não são classificatórios.

3 Com base na classificação dos tipos de papeis, Quais os tipos de papeis predominantes na trajetória dessa pessoa, durante a década de 1980 e metade da de 1995.
a) Atribuídos
b) Adquiridos
c) Misto ( atribuído e adquirido)
d) Assumidos
e) Políticos
Existem apenas o papeis atribuídos e assumidos, nesse caso eliminaríamos as letras B , E e C. como se trata de um período em que o entrevistado teve que ir atrás dos estudos e do ingresso na carreira política, logo nos resta a alternativa D
4 (CESPE-UNB,2009 ) As sociedades diferem em relação à predominância de um ou outro tipo de status e nenhuma sociedade apresentou apenas uma forma de obter status. Tendo em vista os diferentes elementos para análise da relação entre indivíduo e sociedade, assinale a opção correta. (2,5)
A) O status, relacionado a uma posição na hierarquia social, está diretamente ligado ao prestígio. Refere-se ao lugar ou à posição que um indivíduo ocupa na estrutura social em função dos valores sociais correntes em uma sociedade.
B) O status adquirido está relacionado ao modo de vida, de consumir, de morar, de vestir-se e à educação, no sentido mais amplo da palavra.
C) A definição de grupo de status está relacionada às capacidades, qualidades e habilidades específicas de um indivíduo.
D) O status atribuído está relacionado com circunstâncias que dependem inteiramente da vontade de um indivíduo.

EXPLICAÇÃO:
Na alternativa B é oferecida uma definição errada de Status Adquirido – caracterizado principalmente pelo esforço dos agentes em buscar prestigio social.
Na alternativa C há referência ao termo “grupo de Status” que é relacionado a uma idéia de estratificação social, ou seja, é relacionado a um grupo e não às “qualidades e habilidades específicas de um indivíduo.“
Na alternativa D é descrito justamente o princípio contrário da definição de status atribuído
5 Relacionando as alternativas com o panfleto abaixo, marque V ou F . (0.05 cada)
(V) O panfleto representa oportunidade de obter status adquirido e papeis assumidos
(F) Os Status e Papeis Sociais sempre são frutos da economia industrial
(F) Só possuem status as pessoas que estudam e se preparam
(V) Os status e papeis sociais são dinâmicos e mudam de acordo com a história
(F) O panfleto representa oportunidade de obter status adquirido e papeis principal



EXPLICAÇÃO:
A primeira alternativa verdadeira pode ser justificada através da segunda alternativa verdadeira, ou seja, as mudanças contextuais pode oferecer novas possibilidades de posição social assim como eliminar outras oportunidades. Exemplo disso são as novas profissões a as que se tornaram obsoletas - ambas representam posições relacionadas a determinados contextos.
No caso da refinaria de petróleo, a inserção das pessoas nos novos empregos e ofícios, depende principalmente da possibilidade das mesmas buscarem qualificação e assumirem uma nova posição. Daí é correto dizer que dessa forma podem obter um status adquirido e desempenhar um papel assumido.
A primeira alternativa, falsa, contem o erro de resumir exclusivamente os status e papeis como produtos da economia.
A segunda alternativa falsa pode ser explicada através da definição de status atribuído
A última alternativa é falsa é justificada pelo fato do panfleto não fornecer a informação sobre a relação social que se quer analisar, daí não podemos inferir que se trate de um caso de papel principal.


Mais 16 questões no link abaixo

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito boas as questões, você poderia me mandar o gabarito por favor.
O meu e-mail é: ana_claudia_ferreira@hotmail.com.br

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Obrigado pelas questões, me ajudaram bastante (ainda mais respondidas e comentadas).

Unknown disse...

Questoes otimas parabens professor o senhor salvou minha pele muito boa ajudou muito valeu ✌✌✌

Unknown disse...

Muito boa as questões, me ajudaram bastante. Obrigado

Unknown disse...

Tem algumas que estao confusas, acho que foi o site mesmo que mudou o documento,, mas tem umas que nao mostram as certas ou mostra duas opçõess corretas.

Anônimo disse...

Muito boa as respostas