quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

CONCEITO: Indica um tipo de estrutura que dispõe o indivíduo, com suas posições e seus papeis sociais, em diferentes camadas ou estratos da sociedade - classe alta( classe A ), classe média (classe b), classe baixa ( classe C). Esses estratos correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio.

A estratificação social hierarquiza posições

• Distribuição dos indivíduos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade.

• Essa distribuição se dá pela posição social dos indivíduos, das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social.

TIPOS DE ESTRATIFICAÇÃO:

Econômica – Baseada na posse de bens materiais
Política– baseada na situação de poder de mando
Profissional – baseada na importância atribuída a determinadas profissões

CLASSES SOCIAIS

Para Marx:

Da divisão do trabalho surgem as classes. Para Marx, as classes não são constituídas de agregados de indivíduos, mas são definidas estruturalmente: as classes são efeito da estrutura. No modo de produção antigo as classes eram a dos patrícios e dos escravos; no modo de produção feudal, havia senhores e servos; no modo de produção capitalista, burgueses e operários. Há sempre uma relação de oposição entre duas classes, de modo que uma não existe sem a outra. Esta oposição ele chamou de luta de classes.

Para Lênin:

As classes são grandes grupos de pessoas que diferem umas das outras pelo lugar ocupado por elas num sistema historicamente determinado de produção social, por sua relação (na maioria dos casos fixada e formulada em lei) com os meios de produção, por seu papel na organização social do trabalho e, por conseqüência, pelas dimensões e métodos de adquirir a parcela da riqueza social de que disponham. As classes são grupos de pessoas onde uma se pode apropriar do trabalho de outra, devido aos lugares diferentes que ocupam num sistema definido de economia social

ESTAMENTO

Constitui uma forma de estratificação social com camadas sociais mais fechadas do que as classes sociais, e mais abertas do que as castas (tipo de sociedades ainda presentes na Índia, no qual o indivíduo desde o nascimento está obrigado a seguir um estilo de vida pré-determinado), reconhecidas por lei e geralmente ligadas ao conceito de honra. Historicamente, os estamentos caracterizaram a sociedade feudal durante a Idade Média.

Na obra de Max Weber, o conceito de estamento é ampliado. Passa a significar não propriamente um corpo homogêneo estratificado, mas sim uma certa teia de relacionamentos que constitui um determinado poder e influi em determinado campo de atividade.Estamento está ligado à esfera social, que é capaz de gerar comunidade. Estamento é um grupo social cuja característica principal é a consciência do sentido de pertencimento ao grupo. A luta por uma identidade social é o que caracteriza um estamento. A luta na esfera social é para saber qual estamento vai dominar. As profissões podem ser analisadas como estamentos.

CASTAS (Varna ou cor)

Castas, em sociologia, são sistemas tradicionais, hereditários ou sociais de estratificação, ao abrigo da lei ou da prática comum, com base em classificações tais como a raça, a cultura, a ocupação profissional, etc.Varna, a designação sânscrita original para "casta", significa "cor".

Características :

• São hereditárias• Atribuídas por toda a vida
• Cada casta possui um grau especifico de prestigio
• Desenvolvem o casamento endogâmico
• Uma casta de definem na relação com outra
• Cada casta possui costumes e leis próprias

Ex de Sociedades de Castas : India e China antiga

(Leitura complementar: texto da Eva Maria Lakatos sobre Castas. Páginas 259-265)



A PIRÂMIDE SOCIAL ( representação gráfica disposicional das classes...)

Exemplo de Pirâmide Social

ELITE:

A noção de elite, em sociologia, foi difundida através da obra de Vilfredo Pareto. Sua definição de elite lato sensu (sentido amplo), engloba todos os indivíduos que, mercê de qualidades dons naturais ou por meio de seu trabalho atuação, se destacam dos demais, obtendo um sucesso superior à maioria dos outros e possuindo poder, riqueza e prestigio.
Para Pareto há dois estratos em qualquer população:
1° um estrato inferior (a não elite)
2° um estrato superior ( a elite que pode ser pensada de duas formas : Elite governante e Elite não governante.)
Para sociólogos como Pareto e Gaetano Mosca a Elite compõe uma classe social.

Wright Mills: A elite não é uma classe social, os membros de uma elite assim o são classificados por conta de suas posições dentro das instituições. Para o autor as posições ocupadas durante toda a vida determinam oportunidades de obter e conservar valores.

TIPOS DE ELITES

Elites Tradicionais: Possuem autoridade ou influência decorrente de idéias, crenças ou estruturas sociais, baseadas no passado e reforçadas pela tradição. São tradicionais as elites aristocráticas, cuja nobreza tem tanto mais prestígio quanto mais antiga for sua linhagem.

Elites Tecnocráticas: Detêm a autoridade racional, legal ou burocrática. Sua escolha, nomeação ou eleição baseia-se na competência, determinada através de provas, concursos, experiência ou resultados escolares. Ocupam sua posição de acordo com leis ou normas, conhecidas e aceitas, e possuem importância determinada segundo critérios

Elites Carismáticas: Para Max Weber, os lideres carismáticos são portadores de dons específicos (do corpo ou do espírito) considerados sobrenaturais e extraordinários capazes e suprir as necessidades do grupo. Encontramos muito mais comumente o carisma associado a uma pessoa do que a um grupo.

Elites de Propriedade: Sua autoridade ou poder decorre da posse de capitais ou de bens, em virtude dos quais podem exercer pressões sobre as elites tecnocráticas ou tradicionais. Pertencem a este tipo os grandes proprietários de terras, industriais, banqueiros e outros capazes de influenciar a vida econômica. Social e política de uma comunidade.

Elites Ideológicas: São formadas por pessoas que concebem uma ideologia, que a difundem ou representam. Constituem a elite do poder, se a ideologia que representam é a oficial; por outro lado, quando se opõem À elite do poder formam as elites de influência ou contra-elites( elites de oposição, de contestação).Entre todos os tipos de elites, as ideológicas e as carismáticas são geralmente as mais dinâmicas e inovadoras.

Elites Simbólicas: Quase todas as elites possuem um caráter simbólico à medida que representam uma causa, valores, idéias, modos de viver, qualidades ou virtudes. Entretanto existem indivíduos ou grupos cuja função é, mais do que tudo, simbólica. Poder-se iam citar certos elementos da nobreza, mulheres de políticos famosos, artistas e desportistas famosos

Massa: Conjunto e elementos em que:
O número de pessoas que expressam opiniões é incomparavelmente menor do que aquele que as recebe; A massa é uma coleção abstrata de indivíduos, recebendo impressões e opiniões já formadas, veiculadas pelos meios de comunicação de massa.
A organização da comunicação impede ou dificulta a resposta imediata e efetiva às opiniões externadas publicamente


MOBILIDADE SOCIAL
Conceito- capacidade de transitar por diferentes espaços sociais. Quando as mudanças de posição social ocorrem no sentido de subir ou descer na hierarquia social, dizemos que a mobilidade social é vertical. Quando a mudança de uma posição social a outra opera dentro da mesma camada social, diz-se que houve uma mobilidade horizontal.

Espaço social – espaço construído a partir das relações sociais. A posição do individuo no espaço social é obtida através da determinação dessas relações. Quanto maior a semelhança das posições dos indivíduos, maior será sua proximidade no espaço social.


Castas
Estamentos
Classes
Tipos de sociedade
Indiana e Chinesa
Européia ocidental
Global
Período
China Antiga e Índia
Período Feudal
Período contemporâneo
Mobilidade
Não há ascensão do individuo
Há possibilidade de ascensão
Existe ascensão e declíni


MOBILIDADE EM RELAÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO

Estrutural: Quando as possibilidades de emprego não esta estritamente relacionada as características do individuo. Este é beneficiado quer pela abertura de novas vagas, quer pela demissão de outros funcionários.

Circular: Quando ocorre a predominância dos aspectos pessoais, pois as vagas são escassas e, em muitos casos, a subida de um individuo implica a descida de outro.
Esses tipo de mobilidade ocorrem em diferentes pontos da pirâmide. Geralmente, na base há uma predominância da mobilidade estrutural e no ápice da circular.

ELITES E MOBILIDADE (segundo Pierre Bourdieu)
Idéia de reprodução e manutenção de características sociais
Obtenção de recursos
Capacidade de deslocamento social









2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente mt mais mt BOm ^^

Anônimo disse...

Vá neste link e veja o que estão fazendo com o povo, disfarçadamente. http://jornaldaverdadebahia.blogspot.com.br/