quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MUDANÇA SOCIAL

CONCEITO: Roscher (1971:IV 94 e 95) define mudança social como toda transformação observável no tempo que afeta, de maneia que não seja provisória ou efêmera, a estrutura ou o funcionamento da organização social de dada coletividade modifica o curso de sua história. É mudança de estrutura resultante da ação histórica e de certos fatores ou de certos grupos no seio de dada coletividade.

FATORES DETERMINANTES DA MUDANÇA SOCIAL

Geográficos – cataclismos naturais como inundações, secas, ciclones
Biológicos – epidemias, crescimento populacional. .
Sociais – guerras, invasões, revoluções
Culturais - decorbertas cientificas e invenções técnicas

PROCESSOS RELACIONADOS ÀS MUDANÇAS SOCIAIS

Crescimento - o crescimento é um tipo de transformação definida e contínua, em uma direção especifica. Diferentemente da idéia de desenvolvimento que multidimensional (integral) abrange vários setores, o crescimento se limita a um determinado setor da organização social

Segmentação – Especificamente essa palavra significa “proliferação de novas unidades estruturais, sem diferenciação qualitativa em relação às unidades já existentes. Ex criação de novas escolas para atender ao aumento populacional.

Transformação estrutural – implica no surgimento de complexo de organizações e papeis qualitativamente novos. Ex. transformação de monarquia para republica

FORMAS DAS MUDANÇAS SOCIAIS

Endógenas ou internas – são mudanças originadas dentro da própria sociedade ou grupo. Ex. as invenções.

Exógenas ou externas – quando são provenientes de outras sociedades.
Ex: difusão cultural

INVENÇÕES E DIFUSÃO CULTURAL

Sendo a mudança social em boa parte conseqüência das invenções, quanto maior for o número destas, tanto mais rápida será a mudança.

Característica marcante das sociedades contemporâneas, as rápidas mudanças ocorrem incessantemente, devido ao grande número de invenções. A utilização de computadores em praticamente todos os ramos da economia, por exemplo, tem provocado mudanças na forma do trabalho e também nas relações pessoais.

PRINCIPAIS CONSEQÜÊNCIAS DAS MUDANÇAS SOCIAIS

Modificações nos costumes, nas instituições e relações sociais.

ATITUDES QUE PODEM FAVORECER OU NÃO A MUDANÇA

Conservadora – contraria a mudança

Reacionária – É um conservadorismo exagerado. Quer manter a todo custo a situação tal como é. Também é relacionado aos posicionamentos políticos de direita.

Reformista ou Progressista – Concebe a mudança de forma gradativa

Revolucionária - defende transformações profundas e imediatas, com o emprego de métodos
violentos.


Nenhum comentário: