quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Sociologia,Antropologia, História e Geografia no chão da Praça!

 Observar elementos da Sociologia na explicação dos movimentos nativistas ou nas grandes revoluções da História, perceber que conteúdos como migrações e conflitos geopolíticos podem ser explicados, em grande medida, pela História e Sociologia. Nisso consiste o exercício da interdisciplinaridade, cada vez mais exigida nas questões do ENEM.

         No blog pracasdotempo.blogspot.com.br  é um espaço para quem deseja perceber essa interdisciplinaridade nas situações mais comuns vivenciadas no cotidiano das Praças, Ruas e Avenidas. Trate-se de um projeto de extensão desenvolvido entre outubro de 2014 e outubro de 2015, desenvolvido pelo professor Jesus Marmanillo com o auxílio de três bolsistas do curso de Jornalismo e Licenciatura em Ciências Humanas, da Universidade Federal do Maranhão(Campus Imperatriz).

            Navegando pelo blog é possível verificar registros e uma serie de materiais e indicações de outros espaços que tratam da mesma temática. Destacamos o texto de Maron Sepetimio Ramos Neto cujo artigo: “Três autores e três conceitos: o uso dos estudos de imagens, memória e cotidiano para entender Bronislaw Malinowski, Jesus Marmanillo e Erving Goffman” nos traz um exemplo de diálogo entre a Antropologia, Sociologia e História.

 

 

http://pracasdotempo.blogspot.com.br/


Nenhum comentário: