domingo, 9 de março de 2014

Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos

Por ocasião do 30º aniversário da morte de Michel Foucault (1984-2014) e dos 50 anos do Golpe Civil-Militar brasileiro (1964-2014), a proposta de realização do 1º Encontro de Estudos Foucaultianos: Governamentalidade & Segurança tem por objetivo reunir professores e pesquisadores provenientes de universidades do país e do exterior com o propósito de articular um campo de pesquisas que, embora consolidado no exterior, encontra-se pouco desenvolvido no Brasil..

 O 1º Encontro de Estudos Foucaultianos pretende ser um esforço para o estabelecimento de relações com outras reflexões realizadas em diferentes domínios do conhecimento (História, Educação, Filosofia, Política), cuja preocupação esteja voltada para a temática do evento. Permitindo, com isso, a configuração de um espaço de confluência para diferentes experimentações no campo dos estudos foucaultianos no Brasil.




 
 No evento será lançado o livro Governabilidade e Segurança organizado por Nildo AVELINO; Salvo VACCARO. (org.).

Resumo: O livro reúne artigos de autores nacionais e estrangeiros em torno da temática ‘governamentalidade e segurança’, abordando problemas relacionados à biopolítica, confissão, governo e governança, opinião pública, globalização, ecologia e meio ambiente, violência, democracia, entre outros, enfocados a partir dos estudos foucaultianos. Autores: Aécio Amaral, Ariosvaldo Diniz e Luziana Ramalho, Edson Lopes, Edson Teles, Laura Bazzicalupo, Michael Dillon, Michel Senellart, Nildo Avelino, Ottavio Marzocca, Salvo Vaccaro, Serena Marcenò, Silvana Tótora, Sylvio Gadelha e Anderson Duarte, Thomas Lemke.





Nenhum comentário: