MC01 - Justiça e Equidade no Pensamento Social e Político Brasileiro: José Bonifácio, Joaquim Nabuco e Florestan Fernandes
Coordenação: José Henrique Artigas de Godoy (UFPB)
O Supremo Tribunal Federal está prestes a julgar a constitucionalidade
de políticas públicas voltadas para a redução de desigualdades
históricas. A garantia de direito de propriedade para as comunidades
negras rurais, os quilombolas, assim como as políticas inclusivas
expressas nas cotas para afrodescendentes nas Universidades remetem a um
longo debate sobre a importância das políticas afirmativas e
compensatórias como meio de promoção de equidade e isonomia. Desde o
início do século XIX alguns pensadores propuseram a integração da
população afrodescentente por meio de estímulos e incentivos à autonomia
do cidadão. José Bonifácio, Joaquim Nabuco e Florestan Fernandes, em
tempos diversos, defenderam, no parlamento e fora dele, uma ação
afirmativa do Estado no sentido da garantia dos fundamentos para a
cidadania. A plataforma de Bonifácio incluía a emancipação dos escravos
com a sua incorporação por meio da garantia de terra e apoio financeiro
para que, uma vez livres, pudessem se tornar autônomos e preparados
para a vida civil e o exercício da cidadania. Nas teses professadas por
Nabuco sobressai o argumento de que a abolição seria apenas o primeiro
passo para superar um conjunto de preconceitos e desigualdades
construídos durante séculos, a “obra da escravidão”. A tese de Florestan
recompõe os argumentos de Nabuco e Bonifácio, indicando que a
construção da cidadania só poderia advir da integração do negro na
sociedade de classes. Desde o início da formação do Estado nacional
propõe-se a promoção de políticas compensatórias que reconheçam a
desigualdade como fundamento para a promoção de políticas de equidade.
MC02 - Tecnologias de Poder e Técnicas de Si: relações de dominação e resistência na emergência de novas problemáticas sociais
Coordenação: Cindia Brustolin (UFMA), Ramon Luis de Santana Alcântara (UFMA)
O minicurso proposto visa fornecer matrizes conceituais e ferramentas
metodológicas a partir da perspectiva teórica de Michel Foucault para
discutir as temáticas propostas para o Encontro de Ciências Sociais do
Norte e Nordeste, quais sejam: desenvolvimento, relações ambientais,
paisagem humana. Serão abordados dois eixos centrais do pensamento
foucaultiano: 1) as discussões sobre a razão do estado e os dispositivos
de segurança e 2) os processos de subjetivação dos indivíduos em meio
às relações de saber-verdade-poder, abrangendo a discussão da
constituição de um sujeito resistente. Procura-se trazer elementos que
permitam pensar a emergência de novas problemáticas sociais e as
relações de poder subjacentes.
MC03 - Sociologia no Ensino Médio: experiências, desafios e formação
Coordenação: Amurabi Oliveira (UFAL)
Este curso tem como objetivo principal trabalhar algumas questões
relativas ao Ensino de Sociologia na Educação Básica, voltado
principalmente, mas não exclusivamente, para graduandos de licenciaturas
em Ciências Sociais, Professores que estão atuando em sala de aula, e
alunos de Iniciação à Docência, porém também está aberto ao público em
geral. Buscamos discutir desde as questões mais gerais que se colocam no
horizonte dos desafios ao Ensino de Sociologia no Ensino Médio,
passando pelo planejamento das aulas, e desenvolvimento de estratégicas
de ensino, em que se busque articular a consistência teórica e
pedagógica no ato de Ensinar.
MC04 - A Economia Criativa no Nordeste e no Brasil
Coordenação: Elder Patrick Maia
Reflexão sobre as principais condições de possibilidades responsáveis
pelo aparecimento do tema da economia criativa no Brasil e no mundo,
destacando as novas relações entre arte, técnica, mercado e memória e a
consolidação do processo de digitalização do simbólico, responsável,
ente outros aspectos, pela profusão de novas formas, usos e experiência
de produção e consumo de bens, serviços e atividades
simbólico-culturais, assim como pela complexificação geral das relações
entre meios e mediações, deslocando a relevância dos suportes físicos.
Busca-se conduzir uma reflexão sobre o poder teórico da categoria e do
tema da economia criativa no interior do processo de expansão e
recrudescimento do capitalismo cultural brasileiro, descortinando
transformações no interior da critica político-cultural especializada e
ampliada, a partir da qual se pode compreender a emergência de novos
critérios de definição e classificação da criatividade. De outro lado,
mas explorando a mesma trama empírica, pretende-se esquadrinhar o
terreno de possibilidades e conexões político-institucionais que tem
permitido as ações e os programas, no âmbito da administração cultural
brasileira, destinados à economia criativa. A partir desse norte, tem-se
como desiderato montar um panorama empírico e analítico que faculte a
compreensão acerca da atuação dos principais agentes do tema da economia
criativa no Nordeste e no Brasil, percorrendo o caminho que conforma um
conjunto de novas afinidades eletivas ligando o tema da economia
criativa à diversidade e criatividade das expressões artístico-culturais
populares e o tema e as políticas do patrimônio imaterial
sertanejo-nordestino.
MC05 - Proposta de Metodologia
para o Desenvolvimento de Projetos Sociais e Populares na Abordagem da
Sociologia Clínica e do Trabalho.
Coordenação: Sonia Marise
A experiência com grupos vivendo em situações de crise se torna uma das
motivações para o desenvolvimento de possíveis caminhos para a melhoria
de suas vidas. O sentido da crise reflete nos grupos no aspecto
financeiro, com o empobrecimento material, no aspecto social, com a
menor possibilidade do exercício da cidadania, no aspecto político, com
menor poder de decisão e, no aspecto psicológico, comprometendo a
auto-estima e a autonomia do indivíduo. O perfil dos grupos populares em
condições de vulnerabilidade social suscita a análise dos problemas
sociais, abrangendo as dimensões psicológicas, sociais e
institucionais1. Por isso, a construção da autogestão nos grupos
pressupõe uma experiência abrangendo as dimensões jurídico-econômica,
político-administrativa e sócio-psicológica, enfatizando a
interdependência e a complementaridade entre elas. A dimensão
jurídico-econômica aparece nas reflexões referentes à perenização das
leis, conquistadas pelos movimentos sociais e a necessidade da
institucionalização das políticas públicas, no campo da Economia
Solidária; a análise das questões econômicas suscita a abordagem dos
problemas de acesso ao crédito, renda, mercado e trabalho. A dimensão
político- administrativa mostra as diversas formas de exercício de luta
pelo poder na comunidade local e na sociedade em geral, as formas de
dominação, resistências e conflitos, os níveis de acesso às instâncias
decisórias e aos mecanismos da gestão. A dimensão Sócio-Psicológica
reflete sobre as interações intersubjetivas que se estabelecem entre os
membros do grupo e, entre estes e o empreendimento. Revela a compreensão
coletiva sobre o trabalho e a auto-gestão do empreendimento, as
identificações e as identidades coletivas dos grupos e a possibilidade
da construção das redes sociais no campo da produção. A metodologia
proposta para permitir um desenvolvimento social desses grupos populares
traduz o acesso às experiências dos grupos, levando a compreensão de
suas formas de organização. Essa interação contínua possibilita o
registro ontológico dos sujeitos (suas trajetórias de vida e de
percepção de mundo), o registro da racionalidade (formas de apreensão do
conhecimento e do real) e o registro emocional e intersubjetivo (formas
dos vínculos sociais). O conhecimento gerado por esses registros passa a
fazer parte da própria condução do planejamento das ações e dos
caminhos alternativos para o desenvolvimento social desses grupos
populares.
MC06 - A Construção Social do Gênero nas Ciências Humanas e Sociais
Coordenação: Silvana Bitencourt (UFMT), Moisés Lopes (UFMT)
O presente minicurso abordará os vários sentidos atribuídos ao gênero a
partir de análises desenvolvidas por diversas estudiosas/os das
Ciências Humanas e Sociais, possibilitando assim uma reflexão sobre os
diversos enfoques que envolvem/envolveram a produção do conhecimento
neste campo de estudos. Partindo desta perspectiva, temos como objetivo
principal introduzir a discussão sobre gênero como um dos princípios que
fundamentam a compreensão do mundo social na medida em que marcam
distinções entre sujeitos e entre identidades pessoais e coletivas. Esta
reflexão será realizada a partir de algumas formulações teóricas e
metodológicas e textos emblemáticos que fundamentaram a construção deste
campo de pesquisa.
MC07 - BIOÉTICA: um diálogo interdisciplinar imprescindível
Coordenação: Nádia T. Covolan
O minicurso tem como objetivo apresentar os fundamentos da Bioética
enquanto Ética aplicada pertinente aos dilemas ocasionados pelo avanço
da tecnociência. Discutir o instrumental interdisciplinar das ciências
Naturais, Humanas e Sociais em uso pelas diferentes correntes bioéticas,
para pensar ações individuais e coletivas, frente às possibilidades
abertas pela manipulação genética e do átomo, como também da
bioengenharia humana, vegetal e animal.
MC08 - A ideologia do Terceiro Setor: elementos para uma análise crítica
Coordenação: Gabriel Eduardo Vitullo (UFRN)
Este minicurso visa abrir um espaço para a discussão da emergência da
ideologia “onguizadora”. Ideologia, esta, que surgiu de maneira
concomitante à ascensão do modelo neoliberal e que, curiosamente,
consegue manter sua vitalidade mesmo diante da forte crise que vem
sofrendo tal modelo econômico. Assim sendo, objetiva-se: Analisar o
papel que esta ideologia desempenha como legitimadora da retirada do
Estado no tratamento da questão social. Examinar a contribuição prestada
pelo discurso “onguizador” ao processo de conversão de direitos em
favores, cidadãos em passivos beneficiários e políticas universais em
medidas refilantropizadoras como resposta às demandas sociais. Refletir
sobre as mudanças que o conceito de “sociedade civil” experimentou no
âmbito acadêmico ao longo dos últimos anos e as vinculações desse
processo com o avanço do discurso “onguizador”. Metodologia: Leitura
comentada. Exposição dialogada. Exibição de filme seguido de debate com
os participantes.
mais informações em:
Visite também Ciências Sociais Ceará e Café com SociologiaLo
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