quarta-feira, 2 de março de 2011

UFMA abre inscrições para curso sobre Surrealismo na Literatura

Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, informa que estão abertas as inscrições para o Curso “Surrealismo: Rebelião, Expressão e Criação”,que será ministrado pelo poeta, ensaísta e tradutor paulista Claudio Willer. As inscrições podem ser
feitas até o dia 21 deste mês no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782-Centro), em São Luís, em horário de expediente.


O valor da inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais). O Curso “Surrealismo: Rebelião, Expressão e Criação” terá carga horária de 12 horas e será realizado de 21 a 24 de março, das 15h às 18h, no Palácio Cristo Rei, sede da Reitoria da UFMA, na Praça Gonçalves Dias, centro histórico da capital maranhense. Promovido
pelo Departamento de Assuntos Culturais/Proex da UFMA, o curso tem apoio cultural da Fundação Sousândrade, SESC e Livraria Poeme-se.
No dia 25, A Universidade Federal do Maranhão também promoverá o lançamento do livro “Geração Beat” (Editora L&PM Pocket), de autoria de Claudio Willer.

A sessão de autógrafos acontecerá no dia 25 de março, às 18h, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, em São Luís. Os dois eventos serão coordenados pelo poeta e professor da UFMA, Josoaldo Lima Rego, que também é coordenador do Festival de Poesia promovido pela Instituição.

De acordo com o diretor do Departamento de Assuntos Culturais da UFMA, Professor Doutor Alberto Pedrosa Dantas Filho, o curso visa “estimular a capacidade de criação literária, além de ampliar a sensibilidade e o conhecimento dos participantes”, disse Dantas. O curso mostrará ainda a poesia surrealista e seus fundamentos: a poética e visão de mundo adotada por André Breton. Examinará autores diretamente vinculados ao surrealismo, e outros com afinidade com esse movimento e sua imagética. Dará atenção ao surrealismo em outras
literaturas, além daquela de língua francesa: América Latina e literaturas de língua espanhola; o surrealismo português, de Mário Cesariny até hoje; e o surrealismo no Brasil, de Murilo Mendes e Jorge de Lima até Roberto Piva e outros contemporâneos.

Sobre Claudio Willer
Claudio Willer (São Paulo, 1940) é poeta, ensaísta e tradutor. Seus vínculos são com a criação literária mais rebelde e transgressiva, como aquela representada pelo surrealismo e geração beat. Foi coordenador de Formação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo(1993-2001). Doutor em Letras, Willer faz pós-doutorado na USP e ministra cursos e palestras sobre poesia.

Revisão de texto: Késia Andrade
Lugar: ASCOM
Fonte: ASCOM
Notícia alterada em:
01/03/2011 17h38

Nenhum comentário: