quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Hoje estreia a temporada de espetáculos teatrais do GUT

O Grupo Universitário de Teatro (GUT), projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão, entra em cena e apresenta quatro novos espetáculos teatrais infanto-juvenil e adulto. As novas produções vão ser apresentadas nos dias 28 de outubro e 03, 04, 09 e 10 novembro de 2010, às 19h, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782 - Centro), em São Luís (MA). Entrada franca.

Em sua nova temporada, o Grupo Universitário de Teatro apresentará os espetáculos "Além do Arco-Íris", de Aldo Leite; “A Viagem de um Barquinho”; A Comédia Dell’ Arte: "Os Quatro Falsos Endemoninhados"; “O Casamento da Comadre Sebastiana”; “O Rico Avarento”, de Ariano Suassuna, e “Deus”, de autoria de Woody Allen. A coordenadora do GUT, Professora Ana Teresa Desterro Rabelo (Estrelinha), informou que “serão apresentados dois espetáculos teatrais em cada noite”.

Aldo Leite, Ariano Suassuna, Woody Allen e muito mais.

Em "Além do Arco-Íris", espetáculo de autoria do teatrólogo maranhense, Aldo Leite, o GUT contará a história de um garoto inteligente, muito esperto e astuto, com uma imaginação fértil e criativa. Sua mãe está sempre muito ocupada em seus afazeres domésticos e tudo que ele mais deseja é ir para o céu. O texto traz consigo uma reflexão sobre diversos temas como: morte e vida, diálogo entre pais e filhos.

Segundo Estrelinha, “a peça fala de forma singela, lúdica e criativa de problemas importantíssimos da vida da criança e do quanto é importante ouvir o que esta tem a dizer, inclusive seus sonhos. Estas lindas aventuras poderão apreciar com além do arco-íris”, explica Estrelinha. O outro espetáculo encenado pela trupe do GUT é “A Viagem de um Barquinho”, peça infantil que estimula o imaginário da criança.

“A peça é uma viagem em busca de um amigo de brincadeiras, um barco de papel, e nesta viagem acontece muitas peripécias, alegrias, fantasias e muitas surpresas. Venha você e sua família participar dessa viagem”, convida Estrelinha. O GUT encenará ainda a Comédia Dell’Arte: "Os Quatro Falsos Endemoninhados", famosa comédia improvisada, uma forma popular de teatro que tem público cativo.

Produções deste tipo tiveram início no século XVI, sendo bastante popular durante o século XVIII, e ainda hoje sobrevive por meio de alguns grupos de teatro. Os grupos de viajantes de atores montavam um palco ao ar livre e provia o divertimento através de malabarismo, acrobacias e mais tipicamente peças de humor improvisadas, baseadas em situações convencionais como adultério, ciúme, velhice, amor e etc.

A peça conta a história de dois mercadores copiosos em bens e fortuna, Pantalone e Cassandro, este último necessitando partir para a outra cidade a negócios deixou sua filha Isabela aos cuidados de Pantalone, seu amigo e hospedada em sua casa até o retorno. Pantalone tinha um filho, Horácio, o
qual se apaixonou desmedidamente pela jovem. Não sabendo como obtê-la por esposa, passa por muitas tribulações e conta apenas com a ajuda e astúcia de um criado, seu Pedrolino. Humor fino e inteligente.

O GUT também apresentará o espetáculo “O Casamento da Comadre Sebastiana”, cujo autor é desconhecido. A peça é uma adaptação livre do GUT. “- Essa comédia se passa em uma cidadezinha, de costumes e cultura simples, Sebastiana é uma menina faceira que se apaixona, mas para sua infelicidade tem a má sorte de ter uma madrinha fofoqueira e por vez tem seus pais que são de caráter forte, respeitados pela comunidade daí surge toda uma confusão”, observa a coordenadora do GUT, Estrelinha.

O diretor do Departamento de Assuntos Culturais/Proex da UFMA, Prof. Dr. Alberto Dantas, informa ainda que, nesta nova temporada, o GUT apresentará também os espetáculos “O Rico Avarento”, de Ariano Suassuna, e “Deus, de Woody Allen. “O Rico Avarento” é uma comédia nordestina, que apresenta um homem muito rico, mas também, mesquinho e avarento. Já “Deus”, conta a história de um escritor inseguro, que está pensando em um final para a sua peça e ainda conta com a “ajuda” de seu ator”.



PAUTA: Ana Teresa Desterro Rabelo (Estrelinha)
Marcíria Cantanhêde


Fonte: PROEX/UFMA

Nenhum comentário: