Esse Sociólogo Francês nasceu, em 1798, na cidade de Montpellier, localizada a 3 km do mediterrâneo e numa região chamada languedoc–Roussillon cruzamento tradicional de culturas e de saberes. Fez seus primeiros estudos no Liceu de Montpellier. Em 1814, aos 16 anos, ingressou na escola Politécnica de Paris, de onde foi expulso por ter se rebelado contra um professor. Voltou a Montpellier onde foi estudar medicina, contudo logo regressou a Paris, onde passou a viver de aulas , colaborações em jornais. Nessa cidade, destacou-se por seu pensamento inovador em relação a uma concepção de sociedade e de ciência que o tornou conhecido como pai do positivismo e da sociologia. Em 1857 faleceu em sua casa na rua Monsieur-le-Prince, n. 10, local que i posteriormente foi transformada noMuseu Casa Auguste Comte
Em 1826 começou a elaborar as lições do curso de filosofia positiva . Entre 1830 e 198 2publicou a obra “Curso de Filosofia Positiva” constituída em 6 volumes. Segundo Oliveira (2003) a partir de 1846 toda sua vida e obra passaram a ter um sentido religioso. Desligou-se do magistério, dedicando-se mais a questões espirituais. Deixou de ser católico e fundou a religião da Humanidade. Para propagar sua nova religião, manteve correspondência com monarcas, políticos e intelectuais de toda parte, tentando por em prática suas idéias de reformador social.
Considerado o primeiro pensador a criar o terma “sociologia”, este mesmo, tinha uma concepção de sociologia como uma espécie de física ou química social, pois, ,pretendeu para a sociologia, uma objetividade semelhante à dessas áreas de conhecimento, com isso desejava uma ciência sociológica objetiva ou seja, isenta de emoções, de opiniões e pautadas apenas em fatos concretos.
Segundo Lakatos (1985) este pensador francês classificou as ciências através de uma pirâmide na qual a base era constituída pela matemática e no ápice ficaria os esforços de compreensão de tudo o que se referia ao homem, principalmente as relações entre eles. Defendia o ponto de vista de somente serem válidas as análises das sociedades quando feitas com verdadeiro espírito cientifico, com objetividade e com ausência de metas preconcebidas, próprios das ciências em geral.
Auguste Comte
Segundo Oliveira (2203) O pensamento de Comte provou polêmicas no mundo todo e reformulações de teorias até então incontestáveis. Sua influência foi imensa, quer como filosofo social, quer como reformador social, principalmente sobre os republicanos brasileiros. O lema de nossa bandeira nacional – Ordem e Progresso, criado por Benjamim Constant- é de inspiração comtista.
Principais obras: curso de Filosofia Positiva (1830-1842) e Sistema de Política Positiva (1851-1854)
Princípios fundamentais da sociologia de Comte
Prioridade do todo sobre as partes : Para entender um fenômeno social particular é necessário entender o contexto ( mais amplo) no qual o fenômeno está inserido.
O Progresso dos Conhecimentos é característico da Sociedade Humana: A sucessão de gerações, com seus conhecimentos. Favorece a acumulação de saberes que constituem um patrimônio espiritual que reflete a forma como se fá a organização social e a relação entre gerações através da produção de conhecimento.
O homem é o mesmo em toda parte e em todos os tempos: em virtude de possuir idêntica constituição biológica e sistema cerebral.
Com base nesses 3 princípios, esse pensador aproximou-se de uma idéia de que a evolução poderia ocorrer com homens de todas as partes, já que as condições eram semelhantes e os conhecimentos acumulativos.
Três Estados de Comte
Teológico ou Fictício-É caracterizado em explicações pautadas em fatores associados ou personificados em deuses ou figuras míticas. Esse estagio pode ser subdividido em três tipos:
Fetichismo – em que o homem confere vida, ação e poder sobrenaturais a seres inanimados e a animais.
Politeismo – quando atribui a diversas potências sobrenaturais ou deuses certos traços da natureza humana ( motivações, vícios , virtudes etc..)
Monoteismo – quando se desenvolve a crença em um único deus
Estado Metafisico ou Abstrato- As causas primeiras são substituídas por causas mais gerais, abstratas (idéias) explicações sobre a natureza das coisas e a causa dos acontecimentos.
Estado positivo ou cientifico – o homem tenta compreender as relações entre as coisas e os acontecimentos através da observação cientifica e do raciocínio, formulando leis.
Referências :
PERSIO SANTOS DE OLIVEIRA · Introdução à Sociologia da Educação
EVA MARIA LAKATOS. Sociologia Geral
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