terça-feira, 14 de setembro de 2010

Conteúdo de Sociologia do PAES -UEMA 2011

1 Sociologia como ciência social - Antecedentes históricos. Conceitos e objeto de estudo. Os novos desafios da Sociologia. Os Clássicos da Sociologia: Augusto Comte, Êmile Durkhéim, Max Weber, Karl Marx. Sociologia no Brasil.

2. Conceitos básicos da Sociologia e a sua contextualização no mundo Contemporâneo - Socialização. Processos sociais. Comunicação social. Interações sociais. Agrupamentos sociais. Status e papel social. Cultura. A contextualização dos conceitos básicos da Sociologia na realidade Brasileira.

3. Sistema ou modo de produção - As teorias do sistema ou modo de produção. Sistemas econômicos ou modo de produção. Infra-estrutura, superestrutura e aparelhos de reprodução da sociedade. O trabalho nas diferentes sociedades. O novo tipo de trabalhador. O sistema de produção no Brasil e a situação dos trabalhadores.

4. Desigualdade e diferenciação social - Classe social. Estratificação social. Mobilidade social. Movimentos sociais e participação política. Mudança social. As desigualdades sociais no Brasil. Os movimentos sociais no Brasil como elemento de participação política e exercício da Cidadania.

5. As instituições - Família. Religião. Educação. Estado. Os novos desafios das Instituições no Brasil

6. A desagregação do regime monárquico brasileiro - A crise do escravismo e a transição para o trabalho livre. A implantação da república. Sociedade e cultura.

7. Os novos desafios da sociedade moderna - Liberalismo, Socialismo, Anarquismo e Neoliberalismo. As lutas operárias de contestação à ordem burguesa. As revoluções liberais de 1848.

Nenhum comentário: