sexta-feira, 17 de setembro de 2010

GRUPOS SOCIAIS

Formam uma coletividade identificável, estruturada, contínua, de pessoas sociais que desempenham papéis recíprocos, segundo determinadas normas, interesses e valores sociais, para a consecução de objetivos comuns (Fichter).

Segundo Oliveira (2001) grupo é toda reunião de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos mantêm uma organização e são capazes de ações conjuntas para alcançar objetivos comuns a todos os seus membros.

Os grupos sociais são formas estáveis de integração social. Um fator mantém a estabilidade do grupo: os contatos sociais são duradouros. Nos grupos sociais há normas, hábitos e costumes próprios, divisão de funções e posições sociais bem definidas.


CARACTERÍSTICAS DE UM GRUPO SOCIAL:


Pluralidade de indivíduos – há sempre mais de um individuo no grupo, coletivismo;
Interação social – os indivíduos comunicam-se uns com os outros;


Organização – todo o grupo, para funcionar bem precisa de uma ordem interna;
Objetividade e exterioridade – quando uma pessoa entra no grupo ele já existe, quando sai ele permanece existindo;

Objetivo comum – união do grupo para atingir os objetivos dos mesmos;
Consciência grupal ou sentimento de “nós” – compartilham modos de agir, pensamentos, idéias, etc.

Continuidade – é necessário ter certa duração. Não pode aparecer e desaparecer com facilidade.

Interação social – no grupo, os indivíduos comunicam-se uns com os outros.

PRINCIPAIS GRUPOS SOCIAIS

Grupo familiar – família;
Grupo vicinal – vizinhança;
Grupo educativo – escola;
Grupo religioso – igreja;
Grupo de lazer – clube;
Grupo profissional – empresa;
Grupo político – Estado, partidos políticos;


CLASSIFICAÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS:


PRIMÁRIOS - São caracterizados por uma íntima cooperação e associação face a face. São primários sob vários aspectos, principalmente porque são fundamentais na formação da natureza social e nos ideais do indivíduo. O resultado dessa associação íntima é, psicologicamente, certa fusão das individualidades num todo comum, de modo que o próprio ego individual se identifica, pelo menos para vários fins, com vida e os propósitos comuns ao grupo. Possivelmente a maneira mais simples de descrever essa totalidade consiste em apresentá-la como "nós", porque envolve a espécie de simpatia e de identificação mútuas para os quais o "nós" é a expressão natural (Cooley).

Exemplo: família, os vizinhos

DE REFERÊNCIA. Exercem ascendência sobre os indivíduos pela natureza e modo de identificação que neles despertam. Geralmente, a pessoa não pertence (mas pode pertencer) ao grupo de referência, que tem o condão de influenciá-lo, originando uma "assimilação" psicológica, funcionando como quadro de referência para as aspirações, tomada de consciência, opiniões, atitudes e padrões de comportamento do indivíduo.

Exemplo: grupos bem sucedidos profissionalmente


SECUNDÁRIOS- Possui certas características que se apresentam como opostas às do grupo primário. As relações geralmente são estabelecidas por contacto indirecto e, no caso de serem por contacto direto, são passageiras e desprovidas de intimidade; as relações são ainda formais e impessoais. No grupo secundário, a consciência do "nós" é fraca, o tipo de contacto predominantemente secundário e categórico a posição dos membros define-se em relação aos papéis que lhes cabe, sendo sua participação limitada à contribuição que prestam.

Exemplo: a escola


OUTRAS FORMAS DE AGRUPAMENTOS SOCIAIS


Agregados sociais: é uma reunião de pessoas que mantém entre si o mínimo de comunicação e de relações sociais. Podemos destacar a multidão, o publico, e a massa.


Multidão: Ex: um grupo de pessoas observando um incêndio.

Características da multidão:

  • Falta de organização: não possui um conjunto de normas.
  • Anonimato: não importa quem faz parte da multidão.
  • Objetivos comuns: os interesses, as emoções, e os atos têm o mesmo sentido.
  • Indiferenciação: todos são iguais perante a multidão, não há espaço para manifestar as diferenças individuais.
  • Proximidade fisica: os componentes da multidão ficam e contato direto e temporário uns dos outros.

Público: é um agrupamento de indivíduos que seguem os mesmos estímulos. Não se baseia no contato físico, mas na comunicação recebida através dos diversos meios de comunicação. Ex: indivíduos assistindo a um jogo – todos que estão juntos recebem o mesmo estimulo - e não se trata de uma multidão porque todos que estão juntos foram com o mesmo propósito – assistir ao jogo – diferente da multidão, já que a reunião é ocasional.

Opinião pública: modo de pensar, agir, e sentir de um público.

Massa: é formada por indivíduos que recebem opiniões formadas através dos meios de comunicação de massa.

Diferença entre publico e massa: Publico – recebe a opinião e pode opinar.
Massa – predomina a comunicação transmitida pelo os meios de massa.


MECANISMOS DE SUSTENTAÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS


Toda a sociedade tem uma serie de forças que mantém os grupos sociais. As principais são a liderança, as normas e sanções sociais, os valores sociais e os símbolos sociais.

Liderança: é a ação exercida por um líder, aquele que dirige o grupo. A dois tipos:ü

Liderança institucional - autoridade varia de acordo com a posição social ou do cargo que ocupa no grupo. Ex: gerente de uma fabrica pai de família, etc.
Liderança pessoal – autoridade varia das qualidades pessoais do líder (inteligência, poder de comunicação, atitudes). Ex: Getulio Vargas, Adolf Hitler, etc.

Normas sociais: regras de conduta de uma sociedade, que controlam e orientam o comportamento das pessoas. Indica o que é “permitido” e “proibido”.
Sanção social: é uma recompensa ou uma punição que o grupo determina para os indivíduos de acordo co o seu comportamento social. É aprovativa quando vem sob a forma de aceitação, aplausos, honras, promoções. É reprovativa quando vem sob a forma de punição imposta ao individuo que desobedece a alguma norma social. Ex: insulto, zombaria, prisão, pena de morte.

Valores sociais: variam no espaço e noü tempo, em função de cada época, geração e cada sociedade. Ex: o que é bonito para os jovens nem sempre é aceito pelos mais velhos. As roupas, os cabelos, modo de dançar, as idéias, o comportamento, enfim, entram em choque com os valores sociais já estabelecidos e cultivados por seus pais, criando uma certa tensão entre jovens e adultos.

Símbolos: é algo cujo valor e significado é atribuído pelas pessoas que o utilizam. Ex: a aliança que simboliza a união de casais.A linguagem é um conjunto de símbolos. Podemos dizer que todo o comportamento humano é simbólico e todo o comportamento simbólico é humano, já que a utilização de símbolos é exclusiva do homem. Sem os símbolos não haveria cultura.


GRUPOS SOCIAIS E OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA

Grupos para Durkheim - Solidariedade mecânica e fato social

Grupos para Weber – individualismo metodológico, relacionado a fins

Grupos para Marx - pensados estruturalmente em relação a ouros grupos e aos sistemas de produção.


Referências

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral, São Paulo. Atlas 1985

OLIVEIRA, Santos Pérsio. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática,2001.

http://www.prof2000.pt/users/dicsoc/soc_a.html (Dicionário online de Sociologia)

Um comentário:

SANDUCKVILLAS disse...

Amigos! Vocês precisam projetar o seu futuro aqui e agora!
É como plantar uma semente em um solo fértil e saber que a semente que você plantou vai nascer a planta que você mesmo plantou e vai colher os seus frutos. Assim é a vida.
Já estamos quase no fim do ano!
Para trazer a existência um sonho pessoal, é necessário conhecer a palavra que sustenta todas as coisas que existe nos céus e na terra. Existe um poder absoluto que se uma vez for usado dá vida a qualquer desejo do ser humano e esta palavra de vida está escrita neste livro.
TOME POSSE DA PALAVRA QUE SUSTENTA TODAS AS COISAS! Baixe estes dois livros agora mesmo, eles vão lhe ser uteis todos os dias de sua vida.
Preço Simbólico R$ 2.99 cada Exemplar e-book.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/6985578/determinacao-o-pensamento-positivo/


SER OU NÃO SER?
AMANDO, OU AMADA? ISTO SÓ DEPENDE DE VOCÊ.
O QUE VOCÊ ESTÁ BUSCANDO?
NÃO CONSEGUE ENCONTRAR?
ENTÃO NÃO PERCA MAIS TEMPO COM A SOLIDÃO.
DECIDA AGORA PARA QUE O PODER QUE ATRAI LHE TRAGA O QUE VOCÊ BUSCA!ISTO SÓ VOCÊ PODE DECIDIR POR VOCÊ. QUER A MINHA AJUDA? BAIXE ESTE LIVRO AGORA.
R$ 2.99 (preço simbólico)
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/7003798/chamam-me-lene-estou-vivendo-um-grande/