segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Colun abre inscrições para cursos de férias


As inscrições podem ser feitas de 26 a 31 de janeiro

O Colégio Universitário (Colun) da Universidade Federal do Maranhão abriu inscrições para dois cursos de férias: Microsoft Excel e Informática Básica. O curso de Microsoft Excel disponibiliza 10 vagas para, preferencialmente, pessoas com deficiência visual, no turno matutino. Já o de Informática Básica oferece 20 vagas abertas à comunidade em geral, no turno vespertino.

As aulas serão ministradas durante o período de 1º a 18 de fevereiro. Para mais informações entrar em contato com o Colun pelo telefone 3301-8117.

Revisão de texto: Carla MoraisLugar: Campus do Bacanga-SLZ
Fonte: Rodrigo Oliveira/Ascom
Notícia alterada em:
31/01/2011 15h51
fonte:http://www.ufma.br/noticias/acontece.php?cod=10015



segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Atlas Político Jurídico do Trabalho Escravo Contemporâneo no Maranhão

Será lançado, no dia 27 de janeiro o "Atlas Político Jurídico do Trabalho Escravo Contemporâneo no Maranhão" pela Ética Editora. É uma publicação do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia que tem como organizadores Antônio Filho, Nonnato Masson e Reynaldo Costa. O lançamento será às 19 hs na sede da entidade (convite e programação em anexo), reúne informações de vários documentos oficiais, de relatórios de fiscalização do Ministério do Trabalho, processos trabalhistas, criminais e em tramite no INCRA que a assessoria jurídica do CDVDH acompanha. Sintam-se todos convidados.

domingo, 16 de janeiro de 2011

IFMA:Campus Maracanã abre seletivo para admissão de graduados e transferidos

A Pró-Reitora de Ensino do Instituto Federal do Maranhão informa que estarão abertas, de 12 a 21 de janeiro, as inscrições para o processo seletivo simplificado para admissão de graduados e transferidos para preenchimento de vagas correspondentes ao primeiro semestre de 2011, para os cursos superiores do Campus São Luís – Maracanã.

O candidato deverá realizar sua inscrição na secretaria escolar do Campus São Luís – Maracanã, Avenida dos Curiós, s/n, bairro da Vila Esperança – Maracanã.

No ato de sua inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, dispor do documento de identidade (RG) e CPF. Ao preencher o Cadastro de Inscrição, o candidato receberá a Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil ou na rede conveniada, em horário bancário local, até o dia 21 de fevereiro. O valor da inscrição é de R$ 60,00 (sessenta reais).

Foram disponibilizadas 30 vagas no total, distribuídas nos cursos Licenciatura em Ciências Agrárias (matutino e vespertino) e Tecnólogo em Alimentos (matutino e vespertino), sendo 10 para graduados, 10 para transferência externa e 10 para transferência interna.

Edital completo

por:Por Miguel Ahid Ter, 11 de Janeiro de 2011 10:59

Reunião de Mobilização

sábado, 15 de janeiro de 2011

Pierre Bourdieu – A sociologia é um esporte de combate

Conhecido por sua crítica vermente a certos canais de televisão, especificamene a utilização da informação para fins políticos, o documentárista francês Pierre Carles seguiu Pierre Bourdieu, durante três anos (1998-2001), em palestras, manifestações sociais, entrevistas para rádio e TV, tentando compreender suas posições teóricas e seu processo de criação.

Segundo Bourdieu, a sociologia é um esporte de combate, não uma ferramenta para validar as decisões da elite dominante. As pessoas precisariam da sociologia para entender as origens das dissimetrias, das violências simbólicas, e reagir, buscando uma saída para o fatalismo econômico da ideologia hegemônica atual.

Links : 1° parte 2° parte

Cantos de Trabalho (Leon Hirszman;1975-1976)[1]

Data: 1975-76
Diretor: Leon Hirszman
Produção:Brasil
Tema: Obra narrada por Ferreira Gullar que investiga o valor cultural das canções cantadas por trabalhadores no interior do Brasil
.

Links para Download:


Cacau (1976)
Legenda em Português
Legenda em Francês


Cana de Açucar(1976)
Legenda em Português
Legenda em Francês



Multirão(1975)
Legenda em Português
Legenda em Francês


Sobre o Diretor :

Segundo Helena Salen [2], Leon Hirszman foi um dos fundadores do Cinema Novo, movimento que começou a se esboçar no início dos anos 60 e se firmou ao longo daquela década, agrupando jovens diretores que renovaram temática e artisticamente a produção cinematográfica brasileira. A interação de Hirszman com esse movimento foi sempre de tal ordem que hoje, decorridos dez anos de sua morte, ele ainda é lembrado por seus pares como um elemento aglutinador, ou, nas palavras de Cacá Diegues, "O maior articulador que o cinema brasileiro já teve" e um "exemplo de convivência universal", como proclama Nelson Pereira dos Santos. Esse reconhecimento põe em relevo características muito especiais desse artista que sempre se mostrou preocupado em pensar a cultura brasileira e que ao longo de três décadas transitou pelas diferentes esferas da nossa vida cultural.

Filho de judeus poloneses que emigraram para o Brasil nos anos 30, Leon Hirszman nasceu num subúrbio da Zona Norte do Rio de Janeiro em 1937. Apaixonado por música popular e pelo cinema desde garoto, formou-se no entanto em engenharia. Leitor ávido de novas idéias, passou do socialismo lírico para o marxismo e a militância comunista. Mas o racionalista, que amava o debate e o discurso claro e convincente, era também um ser humano apaixonado e até místico. Essa contradição fez dele um criador de múltiplas faces, do que dá testemunho sua filmografia, onde se alinham obras A falecida, Garota de Ipanema, São Bernardo, Eles não usam black-tie exemplos da melhor ficção cinematográfica, e documentário como ABC da greve, Partido alto, a série intitulada Cantos de trabalho, um apanhado da diversidade musical do Brasil, e, sobretudo, Imagens do inconsciente, uma trilogia que incursiona pelos universos interiores revelados pelas atividades artísticas de três freqüentadores do setor de Terapêutica Ocupacional fundado e dirigido pela Dra. Nise da Silveira no Centro Psiquiátrico Pedro II do Rio de Janeiro.

Esta biografia, que restitui em toda a sua integridade a figura do cineasta Leon Hirszman, é o resultado de um meticuloso trabalho de pesquisa empreendido pela jornalista e escritora Helena Salem. Com a experiência adquirida na elaboração de Nelson Pereira dos Santos: O sonho possível do cinema brasileiro, já em segunda edição, e de 90 anos de cinema: uma aventura brasileira, Helena Salem logo se deu conta da necessidade de fazer o mesmo percurso interdisciplinar do seu biografado. Daí que, além de consultar o vasto material de imprensa da época, a bibliografia pertinente e os filmes do diretor, entrevistou dezenas de interlocutores de Leon Hirszman: diretores de cinema (Walter Lima Jr, Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, Eduardo Escorel, Bernardo Bertolucci, entre outros), atores (Fernanda Montenegro, Othon Bastos), músicos (Caetano Veloso, Edu Lobo), fotógrafos (Lauro Escorel, Luís Carlos Saldanha), economistas (Maria da Conceição Tavares), filósofos (Leandro Konder), psicanalistas (Joel Birman), psiquiatras (Nise da Silveira), além de familiares e amigos. Os testemunhos dessas pessoas permitiram à autora matizar a personalidade e o pensamento desse artista que deixou uma obra extensa, variada e fascinante. Obra que é estudada com apurado senso crítico por Helena Salem - o que enriquece extraordinariamente o seu livro e o torna indispensável para se conhecer um período importante da cinematografia nacional.

---------------------------------------
[1] Filme extraído do blog: http://filmespoliticos.blogspot.com/search/label/Antropologia
[2] Biografia extraída do site: http://www.editoras.com/rocco/022039.htm





quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

EIXO III

1 Aula 06/10/2011


Aparelhos ideológicos do Estado ( apresentação em Powerpoint)


2 Aula 14/10/2011

Movimentos Sociais e sua relação com a questão da saúde

Apresentaão em powerpoint

Exercicio ( 19/10/2011)

Texto para estudar e relacionar com as aulas anteriores



3 Aula 18/11/2011

Destacar elementos culturais e estruturais de video apresentado em sala


4 Aula 06/12/2011

Criar um movimento fictício de reivindicação por questões de saúde.

Produzir um texto de manifestação elencando :

a)Dimensão estrutural

b) Dimensão cultural

V Jornada Internacional de Políticas Públicas


As inscrições para a submissão de trabalhos podem ser realizadas até o dia 28 de março


O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza, no período de 23 a 26 de agosto, a V Jornada Internacional de Políticas Públicas (V JOINPP). Com o tema: “Estado, Desenvolvimento e Crise do Capital”, o evento destaca o debate sobre as relações e rebatimentos políticos da crise atual do capital na conformação do Estado contemporâneo e na qualidade do desenvolvimento em curso no Ocidente.

O objetivo da jornada é aprofundar as dimensões estruturantes da referida crise, refletindo sobre sua incidência nos âmbitos macroeconômico, geopolítico, social, cultural, espacial e ambiental.

Desse modo, a JOINPP, em sua quinta edição, convida os pesquisadores e demais participantes para buscarem, por meio do debate e da reflexão, dimensionar a abrangência e a complexidade da atual crise do capitalismo, apontando alternativas dirigidas para sua superação. As inscrições para a submissão dos trabalhos podem ser realizadas na página http://www.joinpp.ufma.br, até o dia 28 de março de 2011.



Edição: Lauralice Portela

Revisão de texto:
Késia Andrade

Lugar: Campus do Bacanga/SLZ
Fonte: Luna Gandra/ASCOM/UFMA/PPPG
Notícia alterada em: 12/01/2011 15h32

domingo, 9 de janeiro de 2011

XXVIII Congresso ALAS “Fronteiras Abertas da América Latina”


Entre os dias 6 e 10 de setembro ocorrerá em Recife-PE o XXVIII Congresso Internaional da Associação Latino Americana de Sociologia. As inscrições on-line de propostas para Grupos de Trabalho podem ser feitas até 16/02/2011 pelo site do evento http://www.sistemasmart.com.br/alas/

INSTRUÇÕES

Passo a passo para seu registro no XXVIII Congresso da ALAS e envio de proposta para os Grupos de Trabalho:

» O primeiro passo é efetuar seu CADASTRO no sistema, preenchendo o formulário de inscrição que está disponível no link abaixo. Uma vez concluído seu cadastro, todas as demais operações referentes ao XXVIII Congresso devem ser realizadas na área restrita do site, a qual você acessa utilizando seu e-mail e senha nos campos disponíveis no canto superior direito do site.

» Caso deseje efetuar envio de proposta para apresentação de trabalhos nos Grupos de Trabalho, acesse sua área restrita e escolha a opção "GERENCIAR PROPOSTAS DE APRESENTAÇÃO EM GRUPOS DE TRABALHO". Em seguida, clique em "NOVA ATIVIDADE" e siga os passos indicados atentamente.

NOTAS IMPORTANTES:

a) Será solicitado um resumo, de até 900 (novecentos) caracteres incluindo espaços;
b) Para efetuar a INDICAÇÃO DE CO-AUTORES em propostas de trabalho, é necessário solicitar ao co-autor que se cadastre PREVIAMENTE no site do Congresso, preenchendo o formulário geral de inscrição no link abaixo. Todo cadastro gera um número de inscrição do participante. Esse número deve ser OBRIGATORIAMENTE informado na hora de indicar os co-autores de seu trabalho. Este número pode ser obtido no e-mail que todo participante recebe após efetuar seu cadastro no sistema, ou na área restrita do site (logo após entrar com e-mail e senha o número aparece ao usuário).
c) Durante a inscrição do trabalho, você deverá indicar também se concorda em ter seu trabalho aceito para apresentação oral, apresentação de painel ou de ambas as formas.

» Assim que possível, você deve efetuar o pagamento de sua inscrição. TODOS OS PARTICIPANTES do XXVIII Congresso devem, indistintamente, efetuar o pagamento de suas taxas de inscrição para participação no evento, independente de apresentarem ou não trabalhos ou painéis. Confira abaixo os prazos e valores dos pagamentos. Para fazer o pagamento, acesse a opção "Pagamento da Inscrição" dentro de sua área restrita. Estão disponíveis opções para pagamento com cartões de crédito e boleto bancário (neste último caso, somente para pagamentos por meio do sistema bancário brasileiro).

Para mais informações, clique no link:





sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ENEM: Disponibilizada consulta às vagas no Ensino Superior pelo sistema SISU

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada estarão abertas de 16 a 18 de janeiro de 2011. O candidato poderá conhecer as instituições e cursos que participarão desta edição e consultar as vagas ofertadas.

O Instituto Federal do Maranhão oferece 1.110 vagas, distribuídos em 10 campi (São Luís Monte Castelo, Centro Histórico, Maracanã, Açailândia, Alcântara, Buriticupu, Codó, Imperatriz, Santa Inês e Zé Doca).

No Sisu 2011/1 os candidatos poderão inscrever–se em até duas opções, em ordem de preferência, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes. Finalizadas as inscrições, o Sisu selecionará, automaticamente, os candidatos melhor classificados, de acordo com a nota do Enem 2010.

Confira o edital que torna público o cronograma de inscrições, matrículas e lista de espera e o hot-site do Sisu.

Por Cláudio Moraes Qua, 29 de Dezembro de 2010 17:59 (retirado do http://www.cefet-ma.br/index.php/reitoria/noticais/75-noticias-estaticas/2162-enem-disponibilizada-consulta-as-vagas-no-ensino-superior-pelo-sistema-sisu)

UFMA: Vagas Ociosas para Transferência Interna, Transferência Externa, Nova Habilitação e/ou Modalidade e Matrícula de Graduado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), torna público, para conhecimento dos interessados, as normas gerais para preenchimento das vagas existentes nos Cursos de Graduação da UFMA. As vagas existentes estão disponíveis para preenchimento no 1º semestre letivo regular de 2011 e as inscrições poderão ser feitas no período de 03 a 14 de janeiro de 2011, das 08:00 às 12:00 e das 14 às 17 horas, nos seguintes locais:

I. Campus de São Luís: Divisão de Expediente, Protocolo e Arquivo (DEPA) – Campus
Universitário do Bacanga, Prédio Marechal Castelo Branco (Castelão);
II. Campus de Imperatriz: Secretaria Acadêmica - Rua Urbano Santos, s/n – Imperatriz;
III. Campus de Chapadinha: Secretaria Acadêmica - BR 222, Km 04, s/n – Chapadinha;

Estão disponiveis vagas nos cursos de Administração, Artes Visuais, Direito, Enfermagem, HotelariaMúsica, Engenharia Química, Odontologia e mais.

Para mais informações, clique e faça o download do "Edital"



segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

TEATRO: “Esperando Godot e Lullaby : Por quem choram as pedras”, estarão no Artur Azevedo

O Núcleo de Pesquisas Teatrais e Rascunho, que é formado por estudantes do curso de Licenciatura em Teatro e do Mestrado em Cultura e Sociedade da UFMA, apresentará nos dias 4 e 5 de janeiro no Teatro Arthur Azevedo os espetáculos Esperando Godot e Lullaby: Por quem choram as pedras.

Os espetáculos são apresentações de memoriais de dois alunos do Curso de Licenciatura em Teatro da UFMA, Samuel Beckett e Aline Nascimento e tem entrada franca, com ingressos retirados na bilheteria do teatro uma hora antes.



Revisão de texto: Carla MoraisLugar: Ascom UFMA
Fonte: Mayara Moraes
Notícia alterada em: 03/01/2011 08h49