quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Hoje estreia a temporada de espetáculos teatrais do GUT

O Grupo Universitário de Teatro (GUT), projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão, entra em cena e apresenta quatro novos espetáculos teatrais infanto-juvenil e adulto. As novas produções vão ser apresentadas nos dias 28 de outubro e 03, 04, 09 e 10 novembro de 2010, às 19h, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782 - Centro), em São Luís (MA). Entrada franca.

Em sua nova temporada, o Grupo Universitário de Teatro apresentará os espetáculos "Além do Arco-Íris", de Aldo Leite; “A Viagem de um Barquinho”; A Comédia Dell’ Arte: "Os Quatro Falsos Endemoninhados"; “O Casamento da Comadre Sebastiana”; “O Rico Avarento”, de Ariano Suassuna, e “Deus”, de autoria de Woody Allen. A coordenadora do GUT, Professora Ana Teresa Desterro Rabelo (Estrelinha), informou que “serão apresentados dois espetáculos teatrais em cada noite”.

Aldo Leite, Ariano Suassuna, Woody Allen e muito mais.

Em "Além do Arco-Íris", espetáculo de autoria do teatrólogo maranhense, Aldo Leite, o GUT contará a história de um garoto inteligente, muito esperto e astuto, com uma imaginação fértil e criativa. Sua mãe está sempre muito ocupada em seus afazeres domésticos e tudo que ele mais deseja é ir para o céu. O texto traz consigo uma reflexão sobre diversos temas como: morte e vida, diálogo entre pais e filhos.

Segundo Estrelinha, “a peça fala de forma singela, lúdica e criativa de problemas importantíssimos da vida da criança e do quanto é importante ouvir o que esta tem a dizer, inclusive seus sonhos. Estas lindas aventuras poderão apreciar com além do arco-íris”, explica Estrelinha. O outro espetáculo encenado pela trupe do GUT é “A Viagem de um Barquinho”, peça infantil que estimula o imaginário da criança.

“A peça é uma viagem em busca de um amigo de brincadeiras, um barco de papel, e nesta viagem acontece muitas peripécias, alegrias, fantasias e muitas surpresas. Venha você e sua família participar dessa viagem”, convida Estrelinha. O GUT encenará ainda a Comédia Dell’Arte: "Os Quatro Falsos Endemoninhados", famosa comédia improvisada, uma forma popular de teatro que tem público cativo.

Produções deste tipo tiveram início no século XVI, sendo bastante popular durante o século XVIII, e ainda hoje sobrevive por meio de alguns grupos de teatro. Os grupos de viajantes de atores montavam um palco ao ar livre e provia o divertimento através de malabarismo, acrobacias e mais tipicamente peças de humor improvisadas, baseadas em situações convencionais como adultério, ciúme, velhice, amor e etc.

A peça conta a história de dois mercadores copiosos em bens e fortuna, Pantalone e Cassandro, este último necessitando partir para a outra cidade a negócios deixou sua filha Isabela aos cuidados de Pantalone, seu amigo e hospedada em sua casa até o retorno. Pantalone tinha um filho, Horácio, o
qual se apaixonou desmedidamente pela jovem. Não sabendo como obtê-la por esposa, passa por muitas tribulações e conta apenas com a ajuda e astúcia de um criado, seu Pedrolino. Humor fino e inteligente.

O GUT também apresentará o espetáculo “O Casamento da Comadre Sebastiana”, cujo autor é desconhecido. A peça é uma adaptação livre do GUT. “- Essa comédia se passa em uma cidadezinha, de costumes e cultura simples, Sebastiana é uma menina faceira que se apaixona, mas para sua infelicidade tem a má sorte de ter uma madrinha fofoqueira e por vez tem seus pais que são de caráter forte, respeitados pela comunidade daí surge toda uma confusão”, observa a coordenadora do GUT, Estrelinha.

O diretor do Departamento de Assuntos Culturais/Proex da UFMA, Prof. Dr. Alberto Dantas, informa ainda que, nesta nova temporada, o GUT apresentará também os espetáculos “O Rico Avarento”, de Ariano Suassuna, e “Deus, de Woody Allen. “O Rico Avarento” é uma comédia nordestina, que apresenta um homem muito rico, mas também, mesquinho e avarento. Já “Deus”, conta a história de um escritor inseguro, que está pensando em um final para a sua peça e ainda conta com a “ajuda” de seu ator”.



PAUTA: Ana Teresa Desterro Rabelo (Estrelinha)
Marcíria Cantanhêde


Fonte: PROEX/UFMA

Teoria Política I- Ementa

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM SOCIOLOGIA




DISCIPLINA:

Teoria Política

PROFESSORES:
Titular: Jesus Marmanillo Pereira


EMENTA: Contribuições clássicas do contratualismo (Hobbes, Locke, Rousseau). Os “federalistas” e a revolução americana (Madison, Jay, Hamilton).

4. Objetivos da disciplina
Oferecer ao aluno um repertório de teorias expostas em obras seminais de autores clássicos do pensamento político moderno
.
5. Conteúdo Programático

5.1.  Vertentes do Contratualismo
5.2. Hobbes, contratualismo e absolutismo
5.3. Locke, contratualismo e liberalismo
5.4 Rousseau, contratualismo e Democracia
5.5. Os Federalistas


6. Bibliografia

HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo:
Nova Cultural, 1999.
LOCKE, John. Segundo tratado sobre o governo. Sao Paulo: Abril Cultural, 1983.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social. São Paulo: Ediouro, 1997.
BURKE, Edmund. Reflexões sobre a revolução em França. Brasília: UNB, 1982.
WELFFORT, Francisco C.. Os Clássicos da Política. São Paulo. Editora Atica, 2001.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Download


Esquema  geral sobre os Contratualistas

Contexto Histórico de Hobbes e Locke

Revoluções burguesas

Informações sobre os Candidatos

Dilma Rousseff

Informações sobre a Familia, educação e inserção em movimentos sociais.

Filha do poeta e empresário búlgaro Pétar Russév (naturalizado no Brasil como Pedro Rousseff) e da professora brasileira Dilma Jane Silva,Dilma VAna Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947 em Belo Horizonte, Minas Gerais.

De família de classe média, estudou no tradicional Colégio Sion, de orientação católica. Em 1964, enquanto estudava no Colégio Estadual Central (hoje Escola Estadual Governador Milton Campos), começou a militar na Polop (Organização Revolucionária Marxista - Política Operária). No mesmo ano, ocorreu o golpe militar; já em 1967, casou-se com o jornalista Cláudio Galeno Linhares.

Depois da Polop, ingressou na Colina (Comando de Libertação Nacional), movimento adepto da luta armada. Em 1969, começou a viver na clandestinidade e foi obrigada a abandonar o curso de economia na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que havia iniciado dois anos antes.

Pouco depois, separou-se de Galeno e começou a morar em Porto Alegre (RS) com o advogado e militante de esquerda Carlos Araújo, que depois viria a ser deputado estadual. Com ele, Dilma teve sua única filha, Paula Rousseff Araújo.

Em julho de 1969, Colina e VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) se uniram, criando a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Apesar de ter recebido treinamento de guerrilha, Dilma nega ter participado de ações armadas; enquanto esteve na clandestinidade, usou vários codinomes, como Estela, Luiza, Maria Lúcia, Marina, Patrícia e Wanda.

Em janeiro de 1970, foi presa em São Paulo e ficou detida na Oban (Operação Bandeirantes), onde foi torturada. No total, foi condenada a 6 anos e 1 mês de prisão, além ter os direitos políticos cassados por dez anos. No entanto, conseguiu redução da pena junto ao STM (Superior Tribunal Militar) e saiu da prisão no final de 1972.


Atuação profissional.


Depois de ter morado em São Paulo e Rio de Janeiro, Dilma se estabeleceu em Porto Alegre, onde começou a trabalhar, em 1975, na FEE (Fundação de Economia e Estatística), órgão do governo gaúcho. Dois anos depois, formou-se em Economia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), sendo demitida da FEE após ter seu nome incluido em uma lista de "subversivos".

Nas décadas de 1980 e 1990, atuou no governo do Rio Grande do Sul, nas secretárias da Fazenda e de Energia, Minas e Comunicações, e nos governos de Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT). Em 1989, fez campanha para Leonel Brizola (PDT), candidato a presidente; no segundo turno, apoiou Lula (PT). Desfiliou-se do PDT em 2001, quando entrou no PT.

Em 2003, assumiu o cargo de Ministra de Minas e Energia do governo Lula. Dilma defendia um modelo que não concentrasse todo o setor nas mãos do Estado, ao mesmo tempo em que o governo buscava se aproximar do mercado. A interlocução com o capital e o comando do programa Luz para Todos foram decisivos para que Dilma se tornasse, em 2005, ministra-chefe da Casa Civil no lugar de José Dirceu.

À frente de ambos os ministérios, tornou-se conhecida por ter um perfil tido como centralizador e técnico, bem como por suas fortes cobranças a ministros e assessores. Em sua gestão, também ganhou popularidade ao ser indicada pelo presidente Lula como gestora do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

No início de 2009, foi acometida por um câncer no sistema linfático e submetida a tratamento; a ex-ministra foi considerada curada por sua equipe médica em setembro do ano passado.

Proposta de Governo, desse candidato, para Download


José Serra

Informações sobre a Familia, educação e inserção em movimentos sociais.

Nascido no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo (SP), em 19 de março de 1942, José Serra é filho do imigrante italiano Fracesco Serra e da brasileira Serafina Chirico Serra. Cresceu em uma família de classe média baixa - o pai custeou seus estudos vendendo frutas no Mercado Municipal. Em 1960, Serra ingressou no curso de Engenharia Civil da USP (Universidade de São Paulo), onde daria início a sua militância política no movimento estudantil.

No ano de 1962, foi eleito presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) e, no mesmo ano, foi um dos fundadores da AP (Ação Popular), organização de esquerda ligada à Igreja Católica. Com o Golpe de 1964, teve de fugir do País, seguindo primeiro para a Bolívia e, depois, para a França.

Abandonou o curso de engenharia, mas conseguiu retornar para o Brasil em 1965. No entanto, foi novamente perseguido pelo regime e decidiu exilar-se no Chile, onde faria mestrado em economia e conheceria sua mulher, a bailarina Monica Allende, mãe de seus dois filhos, Verônica e Luciano.

No Chile, concluiu seus estudos, foi professor da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) e trabalhou na vida acadêmica até a deposição do presidente Salvador Allende, em 1973. De lá, embarcou para os Estados Unidos, onde doutorou-se em Ciências Econômicas na Universidade de Cornell.


Atuação Profissional.


Regressou para o Brasil em 1977, dois anos antes da promulgação da Lei de Anistia, e teve uma candidatura a deputado pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) impugnada pelo regime no ano seguinte. Também deu aulas na Unicamp (Universidade de Campinas).

Na década de 1980, coordenou o programa de governo de Franco Montoro (PMDB) ao governo do Estado de São Paulo; eleito, Montoro colocou Serra à frente da Secretaria Estadual de Planejamento. Deixou o cargo em 1986 para disputar - e ganhar - uma cadeira na Assembleia Nacional Constituinte pelo PMDB.

Foi um dos fundadores, em 1988, do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira); no mesmo ano, foi um dos candidatos derrotados nas eleições para a Prefeitura de São Paulo. Em 1990, retornou à Câmara dos Deputados e, em 1994, elegeu-se senador. No ano seguinte, assumiu o Ministério do Planejamento. Deixou o cargo em 1996 para disputar pela segunda vez a Prefeitura de São Paulo. Ficou em 3º lugar.

Serra voltou a assumir em 1998 um ministério no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), dessa vez a pasta da Saúde, onde ganhou enorme popularidade por conta da implementação dos remédios genéricos e da criação de um programa de combate a AIDS reconhecido internacionalmente.

Deixou o cargo no início de 2002 para se candidatar à Presidência da República. Chegou ao segundo turno, mas perdeu para Lula (PT) por 61,27% a 38,73%.

Em novembro de 2003, Serra foi eleito presidente nacional do PSDB. Deixou o cargo em 2005, ano em que assumiu a Prefeitura de São Paulo após derrotar a petista Marta Suplicy. Um ano depois, saiu do posto para concorrer ao governo do Estado paulista.

Eleito, permaneceu governador até maio deste ano, quando lançou-se pela segunda vez como pré-candidato à Presidência da República. É tido como centralizador em sua maneira de gerenciar problemas administrativos, além de ser conhecido por trabalhar durante a madrugada.

Proposta de Governo, desse candidato, para Download


Fontes e mais informações em :

http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/divulg_cand.htm

http://eleicoes.uol.com.br/2010/pre-candidatos





Risco de ponto de corte em filosofia e sociologia

Publicado em 18.10.2010, às 09h27no JConline
Margarida Azevedo mazevedo@jc.com.br

Assuntos de filosofia e sociologia foram cobrados no vestibular tradicional da Universidade de Pernambuco (UPE), pela primeira vez, ano passado. Muitos estudantes não levaram a sério, preferindo investir mais em outras disciplinas. Resultado: levaram ponto de corte em uma dessas duas matérias. Vale não negligenciá-las nesta etapa final de preparação, pois poderão conferir pontos preciosos que farão diferença na aprovação do vestibular. O concurso será nos dias 28, 29 e 30 de novembro.

Filosofia e sociologia também caem no vestibular seriado da UPE desde 2008, ano de criação dessa modalidade de seleção, que aplica três provas, durante os três anos do ensino médio. O exame, para alunos dos 1º e 2º anos, está marcado para 21 de novembro. Os dos 3º anos vão encarar os testes mais cedo, em 14 e 15 de novembro. A prova de ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dia 6, inclui conteúdos filosóficos e sociológicos em suas questões.

“A UPE exige do estudante mais domínio dos conceitos de filosofia e sociologia. Também a capacidade de relacionar esses conceitos e aplicá-los. No Enem é diferente, o conhecimento vem junto de história, de geografia, é mais interdisciplinar e cobra mais interpretação”, destaca o professor do Colégio Motivo Mário Souza, que leciona as duas matérias no ensino médio.

...

Ler mais em : Jornal do Comercio Oline


Fonte: acessado no http://jc.uol.com.br/canal/vestibular/noticia/2010/10/18/risco-de-ponto-de-corte-em-filosofia-e-sociologia-240413.php as 9:57 de 27 de outubro de 20010

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Missão

Ficha Técnica

A MISSÃO
(The Mission)

País/Ano de produção: Inglaterra, 1986
Duração/Gênero: 125 min., drama
Disponível em vídeo e DVD

Direção de Rolland Joffé
Roteiro de Robert Bolt

Elenco: Robert De Niro, Jeremy Irons, Liam Neeson, Aidan Quinn


Comentário:

Em termos artísticos, basta ressaltar que esse clássico do cinema foi vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1986 (Melhor Filme).

Esse filme aborda o contexto de 1750 na área da Fóz do Iguaçú, localizada entre a fronteira do Brasil, Argentina e Uruguai. Em termos sócio-historico, essa região foi uma verdadeira arena de disputa, onde instituições católica e mercantis e políticas entraram em confronto em pela hegemonia sobre os índios da região.

Em termos de definição territorial, esse período foi caracterizado por uma disputa entre Portugal e Espanha pelos territórios vizinhos às margens do rio prata. Tais disputas envolveram tanto as áreas da colônia do santíssimo sacramento, quanto das sete missões e foram resolvidas por meio de tratados como os: tratado provisional de Lisboa (1681) e tratado de Madri (1750)

Internamente, tem-se o confronto de intenções, entre os missionários da igreja católica e o déspota esclarecido Marques de Pombal, sobre o destino daquela região. Parafraseando Sergio Buarque de Holanda, pode dizer que o filme demonstra como o homem europeu, na colônia, estava preso entre a igreja medieval e o mercantilismo moderno, ou seja, entre a cruz e a moeda.

Ruinas da missão de São Miguel


A trama do filme se desenrola quando os bandeirantes entraram em contato com às sete missões jesuíticas- que eram comunidades construídas por esses mesmos com a ajuda de índios catequizados - iniciou-se um processo de violência e debate em torno da humanidade ou não dos índios e permanência ou não das missões.


Imagens do Filme






Possibilidades de Abordagem em sala de Aula


Sociologicamente :
  • Instituições Sociais (analisar símbolos, funções, valores e disputas que estão em jogo)

  • Relação Sociedade e Individuo (analisar dramas pessoais dos principais personagens em relação às instituições a que pertencem)

Historicamente :

  • Contextualização do período pombalino e enumeração das principais características do mesmo

Geograficamente:

  • Analisar limites territoriais,a geopolitica da época e a própria idéia de Brasil que é transmitida no filme


Mais informações

Garcia, Elisa Frühauf. A "conquista" dos Sete Povos das Missões: de "ato heróico" dos luso-brasileiros a campanha negociada com os índios.

Sites :
http://www.domaracional.com.br/Pia7Povos.htm
http://api.ning.com/files /6W7wZGhs6qaWRcwXME6UB6vxUvToJ5HF7sc19WKXjRXZUdNK5DRaCfuWQPW3UMSdc*Llqn8rXordV3*DVxeHbgkgn*fHJdnp/MAPAHISTRICOBRASILPOVOSDASMISSES.gif)

Download do Filme

Link 2 para download